Breve Histórico

Um dos mais tradicionais navios de cruzeiro no mercado brasileiro na atualidade, o MSC Preziosa entrou em operação no Mediterrâneo em 2013, estreando em águas nacionais no mesmo ano. Construído para a MSC Cruzeiros no estaleiro Chantiers de l’Atlantique, na França, é parte da classe Fantasia e tem capacidade para até 4,3 mil passageiros, além de cerca de 1,4 mil tripulantes

Construção: 2013

Capacidade: 4.345 passageiros (máxima)

Tonelagem: 139.072 toneladas brutas

Atualizado em junho de 2025

Último navio da classe Fantasia, o MSC Preziosa entrou em operação em março de 2013. Com tradição no mercado brasileiro, estreou por aqui no mesmo ano, retornando posteriormente para várias temporadas locais.

Construído pelo estaleiro Chantiers de l’Atlantique em St. Nazaire, na França, foi originalmente uma encomenda do governo da Líbia, que pretendia batiza-lo de Phoenicia. Com a Primavera Árabe, no entanto, o país africano desistiu da construção e o casco incompleto da embarcação foi vendido para a MSC.

Batizado por Sophia Loren em Gênova, na Itália, o MSC Preziosa acabou uma versão aperfeiçoada dos gêmeos MSC Fantasia e MSC Splendida. Ligeiramente maior que os dois, conta com atrações adicionais como uma piscina de borda infinita e um toboágua que avança sobre o mar.

Entre suas principais características estão uma grande quantidade de bares e lounges, além de três áreas de piscina – incluindo uma com teto retrátil. Conta ainda com dois restaurantes de especialidade: uma churrascaria de estilo americano, a Butcher’s Cut, e um asiático, o Galaxy Lounge.

Outro destaque a bordo é a grande disco panorâmica que conta com ampla pista de dança, além de bar e paredes de vidro voltadas ao deck de piscina.

O MSC Preziosa ainda traz o Yacht Club, espécie de área vip disponível em alguns dos navios da MSC Cruzeiros. Com cerca de 100 suítes, a área privativa conta com restaurante, deck de piscina e restaurante próprios e exclusivos.

Em 2022/2023, retornou ao Brasil para itinerários diversos partindo do Porto de Santos, realizando ainda uma segunda temporada consecutiva no país em 2023/2024.

Navega na América do Sul mais uma vez durante a temporada 2025/2026, realizando mini-cruzeiros a partir de Santos, além de roteiros de sete noites rumo à Argentina e Uruguai, e cruzeiros temáticos da PromoAção.

Em operação inédita, o MSC Preziosa ainda deve se tornar o primeiro navio de cruzeiros da história a realizar embarques em Balneário Camboriú.

Já em 2026/2027, tem previsto retorno ao Norte da Europa, oferecendo itinerários para portos na Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Países Baixos.

Ficha técnica

Inauguração:2013
Última reforma significativa: --
Local de construção: Chantiers de l'Atlantique de St. Nazaire, França
Índice Passageiro/Espaço: 39,9 m² por passageiro
Capacidade: 4.345 passageiros em ocupação máxima e 3.502 em dupla
Tripulação:1.390 funcionários
Velocidade: 21 nós
Comprimento: 333,3 metros
Largura:37,9 metros
Bandeira: Panamá
Tonelagem:139.072 toneladas brutas
Navios Gêmeos:MSC Fantasia, MSC Splendida e MSC Divina

Localização em tempo real

Interiores

MSC CruzeirosOutros navios

MSC maior navio de cruzeiros do mundo

MSC World Asia

Construção: 2026

Capacidade: 6.782 passageiros

Tonelagem: 205.700

MSC Euribia

MSC Euribia

Construção: 2023

Capacidade: 6.334 passageiros

Tonelagem: 181.541