
A temporada 2025/2026 da MSC Cruzeiros marca um reencontro que não acontecia há quase duas décadas em águas nacionais.
Um levantamento exclusivo realizado pelo Portal World Cruises aponta que esta é a primeira vez, em cerca de 20 anos, que os gêmeos MSC Armonia e MSC Sinfonia realizam embarques no Brasil ao mesmo tempo.
Hoje os navios mais antigos de toda a frota da companhia, a dupla não fazia itinerários partindo de portos brasileiros ao mesmo tempo desde a temporada 2006/2007.
A operação há 20 anos

Na época, o MSC Armonia e o MSC Sinfonia estavam entre os mais novos e modernos navios da MSC Cruzeiros. Recém-adquiridos pela companhia, os navios só ficavam atrás de outros três navios da frota: o MSC Lirica, o MSC Opera e o então novíssimo MSC Musica.
De acordo com o Histórico das Temporadas Brasileiras do Portal World Cruises, o MSC Sinfonia realizou sua temporada inaugural no Brasil em 2006/2007. Sua programação incluiu embarques em Santos e Rio de Janeiro para cruzeiros rumo ao Prata.
Já o MSC Armonia, que havia estreado alguns anos antes, ofereceu roteiros entre o Sudeste e o Nordeste partindo de Santos, Rio de Janeiro e Salvador.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal World Cruises no WhatsApp!
O último encontro

De lá para cá, a MSC Cruzeiros cresceu exponencialmente no país, trazendo navios maiores e mais modernos regularmente. Ainda que os gêmeos Sinfonia e Armonia tenham retornado para a América do Sul posteriormente, os navios não haviam realizado embarques simultâneos no Brasil desde então.
Os navios chegaram a navegar na América do Sul ao mesmo tempo, mas acabaram se dividindo entre o mercado brasileiro e o argentino.
Foi o caso das temporadas 2007/2008, quando o Sinfonia realizou embarques apenas em Buenos Aires, e 2008/2009, quando o Armonia esteve na capital argentina.
Em outros momentos, os navios operaram na região sem a presença de seus gêmeos. Foi o caso, por exemplo, de 2019/2020, quando apenas o Sinfonia esteve na América do Sul.
Já o Armonia esteve na região sem a companhia de seu companheiro de frota em diversas ocasiões, incluindo, mais recentemente, as temporadas 2024/2025, 2023/2024 e 2022/2023.
Veteranos em ação na temporada 2025/2026

Entre os destaques da MSC para a temporada 2025/2026, os veteranos da frota navegam no Brasil junto ao MSC Seaview e o MSC Preziosa, realizando itinerários diversos.
Em sua 12ª temporada nacional, o MSC Armonia oferece cruzeiros partindo do Rio de Janeiro, incluindo o novo roteiro “Super Nordeste” que inclui escalas em Ilhéus, Salvador e Maceió. O navio ainda oferece mini-cruzeiros rumo a Ilhabela.
Já o MSC Sinfonia, que retorna após um hiato de cinco anos longe do Brasil, opera partindo de Santos para uma programação repleta de roteiros curtos.
Além das viagens de três e quatro noites, o navio também realizou um novo itinerário semanal focado nas regiões Sul e Sudeste que contou com embarques em Santos, Rio de Janeiro e Itajaí entre os meses de dezembro e janeiro.
Se há 20 anos as embarcações eram o que havia de mais moderno na frota da MSC, hoje os navios são descritos pela companhia como clássicos que oferecem uma experiência mais tradicional e intimista.
Ranking de temporadas

O levantamento do portal também atualizou o ranking de “tempo de casa” da frota atual da MSC Cruzeiros no Brasil. Curiosamente, apesar de ser consideravelmente mais antigo, o Sinfonia acumula menos temporadas no Brasil do que navios mais novos como o MSC Seaview.
Confira:
- MSC Armonia (comissionado em 2001): 12 temporadas;
- MSC Preziosa (comissionado em 2013): 8 temporadas;
- MSC Seaview (comissionado em 2018): 6 temporadas;
- MSC Sinfonia (comissionado em 2002): 5 temporadas.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella













