
Com a chegada do MSC Armonia ao Rio de Janeiro no último fim de semana, a frota da MSC Cruzeiros para a temporada 2025/2026 está completa.
Com os quatro navios já em operação na costa brasileira, o Portal World Cruises fez um levantamento que apontou um dado curioso sobre o histórico das embarcações no país.
Contrariando a lógica da idade, o MSC Sinfonia, construído em 2002 e um dos mais antigos da frota, acumula menos temporadas no Brasil do que navios consideravelmente mais novos, como o MSC Seaview.
Apesar de ter sido lançado 16 anos antes da moderna embarcação da classe Seaside, o MSC Sinfonia realiza atualmente apenas sua 5ª temporada na região.
Presença menos comum na América do Sul, o navio da classe Lirica estava há cinco anos sem visitar a região antes de 2025/2026.
Já o MSC Seaview, inaugurado em 2018, marca presença em sua 6ª temporada regular no Brasil e América do Sul. Desde seu lançamento, a embarcação tornou-se figura carimbada no verão brasileiro, superando em “tempo de casa” o seu colega de frota mais velho.
O líder em presença nacional da MSC, no entanto, é o recém-chegado MSC Armonia. O navio, que iniciou seus roteiros regulares neste domingo (14/12), inaugurou sua 12ª temporada servindo o mercado brasileiro.
Ranking: temporadas no Brasil dos navios da MSC Cruzeiros em 2025/2026

Confira abaixo o ranking de experiência de cada navio da frota atual em águas brasileiras, com base em dados históricos do Portal World Cruises
- MSC Armonia🥇- 12 temporadas desde sua estreia em 2004/2005
- MSC Preziosa🥈 – 8 temporadas desde sua estreia em 2013/2014
- MSC Seaview 🥉 – 6 temporadas desde sua estreia em 2018/2019
- MSC Sinfonia – 5 temporadas desde sua estreia em 2006/2007
A frota em operação
A temporada 2025/2026 da MSC Cruzeiros conta com embarques em seis portos diferentes: Santos, Rio de Janeiro, Itajaí, Balneário Camboriú, Maceió e Salvador.
MSC Armonia e MSC Preziosa

Navio com maior histórico no país, o MSC Armonia iniciou no último dia 12 a sua 12ª temporada brasileira. Partindo do Rio de Janeiro, o navio oferece mini-cruzeiros para Ilhabela, além de roteiros semanais para o Nordeste, visitando Ilhéus, Maceió e Salvador.
Com oito temporadas no currículo, o MSC Preziosa retornou ao país em outubro, após ficar ausente na estação passada. Responsável por abrir a temporada de cabotagem, o navio tem realizado mini-cruzeiros partindo de Santos.
A partir de janeiro, o Preziosa também oferece cruzeiros para Argentina e Uruguai, que também marcam a estreia de Balneário Camboriú como porto de embarque da MSC Cruzeiros.
MSC Seaview e MSC Sinfonia

Superando o Sinfonia em número de temporadas, o MSC Seaview retomou o posto de maior navio da temporada brasileira em 2025/2026.
Em águas brasileiras desde o começo de novembro, o navio realiza viagens regulares para o Nordeste com base em Santos, além de oferecer embarques em Salvador e Maceió. Antes de iniciar a temporada regular, a embarcação serviu como hotel flutuante durante a COP30.
É o navio da lista que ficou mais tempo longe do país antes desta temporada. Sua última passagem havia sido em 2019/2020. Em sua 5ª estação no Brasil, o MSC Sinfonia oferece mini-cruzeiros partindo de Santos além de viagens de um novo roteiro de sete noites que navega exclusivamente pelas regiões Sul e Sudeste.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella













