
O MSC Armonia parte de Veneza, na Itália, nesta segunda-feira (24/11), para dar início à sua viagem de travessia rumo ao Brasil.
A partida marca não apenas a vinda do último navio da MSC Cruzeiros para a temporada 2025/2026 na região, mas também o começo de uma das poucas viagens transatlânticas com passageiros a bordo realizadas este ano.
Com duração de 20 noites, o cruzeiro de posicionamento terá escalas na Croácia, Itália, Espanha, Marrocos e Ilhas Canárias antes de cruzar o oceano e chegar a Salvador no dia 11 de dezembro.
Uma travessia ‘rara’ nesta temporada

Diferentemente de anos anteriores, a temporada 2025/2026 teve uma redução de 50% na oferta de cruzeiros de travessia entre a Europa e o Brasil.
O MSC Armonia é apenas o terceiro e último navio a realizar o percurso com hóspedes, juntando-se ao MSC Preziosa e ao Costa Favolosa.
Outros navios da temporada, como o MSC Seaview e o Costa Diadema, vieram sem passageiros regulares devido ao fretamento para a COP30 em Belém, enquanto o MSC Sinfonia teve sua viagem cancelada por motivos operacionais.
Estes três últimos, inclusive, chegam a Santos para iniciar suas temporadas nos próximos dias, veja as datas no link a seguir.
Semana de estreias: Santos recebe 4 navios em 7 dias e completa a frota da temporada; veja datas
A jornada do Armonia: 20 noites até o Rio

A viagem de travessia entre a Europa e o Brasil do MSC Armonia terá uma duração total de 20 noites. O itinerário inclui escalas em destinos no Mediterrâneo como Zadar e Dubrovnik, na Croácia, Civitavecchia, na Itália, e Barcelona, na Espanha, além de paradas em Casablanca, no Marrocos, e Tenerife, nas Ilhas Canárias.
A primeira escala em águas brasileiras será em Salvador, no dia 11 de dezembro. Em seguida, o navio visita Búzios antes de finalizar a travessia no Rio de Janeiro em 14 de dezembro.
12ª temporada no Brasil com foco no Rio e Nordeste

Ao chegar ao país, o MSC Armonia inicia uma série de embarques no Pier Mauá. Em sua 12ª temporada em águas brasileiras, o navio será dedicado ao mercado carioca, além de realizar embarques também em Maceió e Salvador.
A programação do navio inclui mini-cruzeiros de três noites para Ilhabela e um novo itinerário semanal rumo ao Nordeste, com paradas em Ilhéus, Maceió e Salvador.
O navio, construído em 2001 e com capacidade para 2.679 passageiros, ficará baseado no país até março de 2026.













