A Costa Cruzeiros abriu vendas para sua temporada sul-americana de 2026/2027, confirmando os planos adiantados pelo Portal World Cruises em junho.

A grande novidade para a estação é o retorno do Costa Serena à região, marcando a volta do navio ao Brasil após mais de uma década operando no mercado asiático.

A embarcação se juntará ao Costa Diadema, que retorna para sua quarta temporada consecutiva servindo o público brasileiro.

A programação confirma a estratégia da companhia de manter dois navios na região, consolidando uma redução de oferta iniciada na temporada anterior, quando a frota local passou de três para duas embarcações.

No entanto, com menos embarques no Brasil e cruzeiros mais longos, a temporada deve representar uma diminuição ainda mais acentuada para a oferta local.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

Costa Serena: o “novo” velho conhecido

navios Costa Brasil 2026/2027
Costa Serena retorna ao Brasil após cerca de 15 anos

Recentemente repaginado, o Costa Serena realizará roteiros de oito e nove noites entre dezembro de 2026 e abril de 2027. Os embarques acontecerão no Rio de Janeiro, com itinerários visitando Buenos Aires, Montevideo, Balneário Camboriú, Ilhabela e Ilha Grande.

A confirmação do navio valida informação publicada pelo Portal World Cruises em maio, quando o site havia adiantado o retorno da embarcação.

O Costa Serena chegará à América do Sul após uma viagem de volta ao mundo que começa em Tóquio, no Japão, navegando entre Ásia e Argentina.

Contrariando expectativas, o navio não realizará embarques em Santos e ficará dedicado ao mercado argentino, realizando embarques no Rio em viagens que partem de Buenos Aires. Da capital argentina, realiza também mini-cruzeiros rumo ao Uruguai.

Costa Serena

Costa Diadema: foco no Sul e Prata

Mantendo seu posto no mercado brasileiro, o Costa Diadema realiza uma temporada semelhante à atual, operando na região entre novembro de 2026 a abril de 2027.

O navio realizará dois roteiros principais:

  • Prata em 7 noites: com embarques em Santos e Itajaí, visitando Buenos Aires e Montevideo.
  • Mini-cruzeiros de 3 e 4 noites: cruzeiros curtos também partindo de Santos e Itajaí com destino a Ilhabela.

Costa Diadema

Menos mini-cruzeiros e menos oferta?

navios de cruzeiro em Santos programação 2025/2026
Costa Diadema será o único navio da Costa a realizar embarques em Santos

Embora o Diadema ofereça saídas curtas, a temporada 2026/2027 deve ter menos mini-cruzeiros e uma oferta total menor no mercado brasileiro.

Diferente de 2025/2026, quando dois navios chegaram à América do Sul para servir o público nacional já em novembro, a temporada terá o Costa Serena chegando mais tarde.

Enquanto nesta temporada o Costa Favolosa e o Costa Diadema realizaram diversas viagens curtas voltadas ao mercado brasileiro entre novembro e dezembro, a temporada seguinte terá apenas o segundo realizando estes itinerários.

O Serena segue diretamente para a Argentina e permanece na região antes de passar a realizar embarques no Rio durante seus cruzeiros entre o Prata e o litoral brasileiro.

Após deixar de visitar a região regularmente em 2024/2025, a nova temporada será a terceira consecutiva em que a companhia não realiza roteiros rumo ao Nordeste.

Costa Cruzeiros pode voltar a reduzir oferta no Brasil na temporada 2026/2027

Favolosa e Fascinosa fora

Assim como também antecipado pelo Portal World Cruises, a definição da frota para 2026/2027 confirma ainda a ausência de uma dupla de navios tradicional na América do Sul.

Pela primeira vez em cerca de 15 anos, nem o Costa Favolosa nem o Costa Fascinosa estarão no Brasil. Ambos os navios foram alocados para temporadas no Caribe, com embarques na República Dominicana e Martinica.

Costa Favolosa e Costa Fascinosa deixam de visitar o Brasil em 2026/2027

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella