
A temporada de cruzeiros 2025/2026 em Balneário Camboriú terá movimento intenso de passageiros, além da estreia da cidade como ponto de partida de cruzeiros.
Segundo dados da prefeitura de BC, após receber sua primeira escala em dezembro, o destino deve receber cerca de 160 mil passageiros até o dia 2 de abril.
Ao todo, o município confirmou 47 escalas de navios que realizam tanto roteiros pelo Brasil como pela América do Sul.
Um dos destaques da temporada são os dias com escalas duplas no Atracadouro Barra Sul, que foi também ampliado para 2025/2026. Balneário Camboriú ainda recebe dois navios simultaneamente em três datas nessa temporada, incluindo:
- 25 de janeiro;
- 2 de fevereiro;
- 14 de fevereiro.
Para suportar a demanda, a prefeita Juliana Pavan disse que a cidade preparou um plano de atuação integrado.
“Vamos implementar ações especialmente voltadas ao trânsito e segurança pública. Faremos o reforço no policiamento, cuidaremos do controle sanitário, da fiscalização urbana, além da iluminação pública e atenção especial à coleta de resíduos sólidos”, afirmou.
Ponto de partida de cruzeiros

O grande diferencial da temporada será a estreia de Balneário Camboriú como um ponto de partida para cruzeiros pela América do Sul.
Como noticiado anteriormente pelo Portal World Cruises, a cidade receberá operações de embarque e desembarque de passageiros a partir do dia 26 de janeiro, com o MSC Preziosa.
O navio da MSC Cruzeiros realiza itinerários de sete noites rumo a Argentina e Uruguai que escalam Buenos Aires e Punta del Este. Os roteiros ainda incluem parada em Santos, onde a maior parte dos hóspedes irá embarcar.
Após sete anos de trabalho, Balneário Camboriú terá embarques de cruzeiro da MSC na temporada
Estrutura alfandegada
Para viabilizar a operação, o Atracadouro Barra Sul implementou uma estrutura de fiscalização e controle aduaneiro.
O local, que recebe navios há sete temporadas, agora conta com áreas segregadas para embarque e desembarque, sistemas de raio-x para bagagens e postos para autoridades federais.
“Com o alfandegamento, podemos dizer que teremos a presença de cruzeiristas por mais tempo na cidade, já que precisam chegar antes do embarque e podem, ainda, permanecer em Balneário Camboriú após o desembarque”, explicou a diretora executiva do Atracadouro, Juliana Tedesco.
Consolidação do destino
A atual temporada teve início oficial em meados de dezembro, com a chegada do Seabourn Venture. Para o secretário de turismo, Evandro Neiva, os números consolidam a posição da cidade no mapa dos cruzeiros no Brasil, ao lado de portos tradicionais como Santos, Rio de Janeiro e Salvador.
“Esta temporada colocará Balneário Camboriú em um setor de destaque no turismo náutico do Brasil, o que contribuirá diretamente para impulsionar a temporada. O município se prepara para acessar ainda mais o turismo de cruzeiros e oferecer uma experiência turística de altíssima qualidade”, enfatizou.
Para conferir a programação completa de escalas de navios de cruzeiro em Balneário Camboriú na temporada 2025/2026, clique aqui ou no link a seguir.
Escalas de Navios de Cruzeiro em Balneário Camboriú na temporada 2025/2026
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Prefeitura de Balneário Camboriú) / Imagens (©) Copyright Prefeitura de Balneário Camboriú e Daniel Capella













