
A Prefeitura de Santos iniciou recentemente a terceira fase das obras do Parque Valongo, projeto que busca revitalizar armazéns históricos do porto da cidade.
A nova etapa, que inclui a reforma do Armazém 3, avança na criação do complexo de lazer que será integrado ao futuro terminal de passageiros de cruzeiros de Santos, previsto para a mesma região.
De acordo com a administração municipal, a obra está sendo realizada em parceria com a Autoridade Portuária de Santos (APS), o Governo Federal e a iniciativa privada.
‘Copia e cola’ de Miami: conheça os segredos do projeto do novo terminal de cruzeiros de Santos
A terceira fase: um novo espaço para eventos

Com um investimento de R$ 17 milhões, a terceira fase do projeto tem como foco a revitalização do Armazém 3 e seu entorno. O espaço será transformado em uma área para shows e grandes eventos, com capacidade para até 4 mil pessoas.
A obra, que tem prazo de entrega de oito meses, faz parte de um Termo de Responsabilidade (Trimmc) firmado com a Brasil Terminal Portuários (BTP).
“Estamos acompanhando com a APS a fiscalização das obras, que devem seguir até abril de 2026“, explicou Larissa Oliveira Cordeiro, titular da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe).
A conexão com o novo terminal de cruzeiros

O Parque Valongo é parte do complexo turístico que também contará com o novo terminal de cruzeiros de Santos, que será transferido da área atual no Macuco para uma nova área também no Valongo.
Como noticiado anteriormente pelo Portal World Cruises, a APS trabalha para viabilizar a nova infraestrutura junto a sua concessionária atual, a Concais.
De acordo com o presidente da autoridade portuária, Anderson Pomini, o novo terminal terá “padrão Miami” e pode passar a operar na temporada 2029/2030.

Localizado na mesma área proposta para o terminal, o Parque Valongo funcionará como uma área de lazer e conveniência anexa, conectando o embarque de passageiros diretamente ao centro histórico.
“O Parque Valongo gera emprego, renda, oportunidades, potencializa o turismo e a revitalização do Centro Histórico“, afirmou o prefeito Rogério Santos.
Um complexo turístico no centro histórico

De acordo com a Prefeitura de Santos, a primeira fase do Parque Valongo, entregue em julho de 2024, já atraiu mais de 500 mil pessoas e recebeu cerca de 30 eventos.
Em junho deste ano, foi inaugurada a segunda fase, com a Passarela Porto-Cidade, que liga a Rua XV de Novembro à área ao outro lado da Avenida Perimetral.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Prefeitura de Santos) / Imagens (©) Copyright Prefeitura de Santos