
O Grupo Royal Caribbean anunciou, nesta terça-feira (23/9), a assinatura de um acordo de longo prazo com o estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, que inclui a encomenda de mais um navio da classe Icon e opções para a construção de outros dois.
O contrato revela os planos da companhia norte-americana de expandir sua frota com até sete embarcações da classe que hoje detém o título de maiores navios de cruzeiro do mundo.
Segundo comunicado de imprensa, o novo acordo ainda fortalece a parceria entre a Royal Caribbean e um dos estaleiros mais modernos do mundo, garantindo a construção de navios para a próxima década.
Detalhes do novo acordo e a expansão da frota

O novo acordo confirma a encomenda firme do quinto navio da classe Icon, com entrega prevista para 2028. Além disso, adiciona uma nova opção de construção para um sétimo navio, que se soma à opção já existente para o sexto navio.
“Enquanto continuamos a reimaginar o futuro das férias, estamos entusiasmados em continuar colaborando com o Meyer Turku para expandir a classe Icon”, disse Jason Liberty, presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean.
O mais recente navio da classe Icon é o Star of the Seas, que entrou em operação no último mês de agosto, e realiza cruzeiros pelo Caribe.
Maior navio do mundo, Star of the Seas é batizado e inicia temporada inaugural
A linha do tempo da classe Icon

Com as novas encomendas, a classe Icon, que hoje já conta com os dois maiores navios do mundo, terá a seguinte linha do tempo de entregas:
- Icon of the Seas: Entregue em janeiro de 2024 e operando a partir de Miami (EUA);
- Star of the Seas: Entregue em agosto de 2025 e operando a partir de Port Canaveral (EUA);
- Legend of the Seas: Entrada em operação marcada para agosto de 2026, com roteiros a partir de Barcelona (Espanha), Civitavecchia (Itália) e Fort Lauderdale (EUA);
- Icon 4: Previsto para 2027, com itinerários ainda a serem confirmados;
- Icon 5: Nova encomenda, prevista para 2028, com mais informações a serem anunciadas;
- Icon 6 e Icon 7: Opções de construção futuras.
Ranking: conheça os 10 maiores navios de cruzeiro do mundo em 2025
Parceria com o estaleiro Meyer Turku e impacto na Finlândia
Ainda segundo um comunicado de imprensa, a parceria entre a Royal Caribbean e o estaleiro finlandês Meyer Turku já dura mais de três décadas e incluiu a construção de 25 navios desde meados dos anos 1990.
A companhia ainda afirmou que a construção de cada navio da classe Icon é o maior projeto industrial individual do país, empregando aproximadamente 13.000 pessoas e gerando mais de um bilhão de euros por ano para a economia finlandesa.
“Este novo acordo-quadro é uma excelente notícia para a Finlândia”, afirmou Petteri Orpo, Primeiro-Ministro da Finlândia.
O que esperar dos novos navios

Os novos navios deverão seguir o design de seus irmãos, divididos em oito “bairros” distintos, com atrações como o Category 6, o maior parque aquático em alto-mar; o AquaDome, um domo de vidro na proa com espetáculos aquáticos; e o Central Park, um parque com mais de 30.500 plantas naturais.
Veja mais características dos navios em nossa página especial dedicada ao mais recente da série, o Star of the Seas:
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Royal Caribbean) / Imagens (©) Copyright Royal Caribbean e Daniel Capella