
Embora a temporada 2026/2027 ainda esteja no horizonte, o mercado de cruzeiros já olha também para a estação seguinte. Com a recente abertura das reservas para as travessias atlânticas do fim de 2027, a MSC Cruzeiros antecipou as peças que devem compor a frota no Brasil em 2027/2028.
O Portal World Cruises reuniu as informações confirmadas e o que elas indicam para o futuro da armadora no país.
Os navios confirmados nas travessias

A escala das viagens da Europa para o Brasil no final de 2027 confirma a vinda de quatro embarcações, que, após as travessias, devem realizar a temporada de cabotagem por aqui. O cronograma de vinda é o seguinte:
- MSC Virtuosa: parte de Barcelona em 16/11/2027. O gigante da classe Meraviglia deve retornar ao país para uma segunda temporada navegando entre o Sudeste e o Nordeste;
- MSC Divina: deixa Civitavecchia em 29/10/2027, realizando também sua segunda temporada consecutiva na América do Sul. Espera-se que o navio realize novos mini-cruzeiros, além de itinerários para o Prata;
- MSC Musica: parte de Gênova em 6/11/2027. Não está claro se o navio deve voltar a navegar a partir de Santos ou realizar novos roteiros;
- MSC Sinfonia: uma novidade é o retorno do Sinfonia, que parte de Gênova em 4/11/2027, com roteiros também a serem definidos.
Expectativa de aumento na oferta
Se o cenário se confirmar, o mercado brasileiro deve registrar um aumento na oferta de leitos em relação à temporada 2026/2027. Vale lembrar que a próxima temporada foi marcada pelo recente cancelamento da operação nacional do MSC Lirica, o que gerou uma redução inesperada no inventário de cabines em portos como Rio de Janeiro, Itajaí e Paranaguá.
A temporada ainda deve contar com o MSC Splendida, que tem prevista travessia para a Argentina no final de 2027.
Por que a Classe World continua fora?

Apesar da expectativa de parte dos passageiros, a temporada 2027/2028 não deve marcar a estreia dos navios da Classe World no Brasil. Mesmo com o amadurecimento do mercado nacional, a vinda dos navios da série ainda esbarra em limitações técnicas e na atual estratégia comercial da companhia.
Por que a Classe World da MSC ainda não vem ao Brasil? Análise exclusive aponta 4 motivos técnicos
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Rui Minas













