Como adiantado pelo Portal World Cruises no último final de semana, a MSC Cruzeiros anunciou, nesta segunda-feira (15/12), uma encomenda de quatro novos navios junto ao estaleiro Meyer Werft, na Alemanha. O acordo inclui ainda opções para duas embarcações adicionais.

O anúncio marca a estreia de uma nova classe de navios na frota da companhia, batizada inicialmente de “New Frontier”.

Apesar das experctativas inicias, no entanto, os navios não irão superar os maiores do mundo da atualidade. Há mais de um ano, fontes na Europa especulavam que a MSC estava desenvolvendo um projeto batizado Ultimate.

Com mais de 270 mil toneladas, os navios da suposta série tomariam o topo do ranking de maiores do mundo, que atualmente é ocupado pelos navios da classe Icon da Royal Caribbean.

Maior do mundo? MSC deve anunciar encomenda de 4 novos navios nesta segunda-feira

Menores que a World Class

Segundo o comunicado oficial, os navios da classe New Frontier terão cerca de 180.000 toneladas brutas e capacidade máxima para 5.400 passageiros.

As dimensões colocam as novas embarcações abaixo dos navios da World Class, atualmente os maiores da frota da companhia, que possuem 215 mil toneladas e leva quase 7 mil hóspedes.

A classe começou com o MSC World Europa e já conta com o MSC World America em operação. Outros dois navios do tipo entram em operação nos próximos anos, o MSC World Asia e o MSC World Atlantic, além de outros quatro gêmeos.

O projeto também fica distante de superar a classe Icon que conta com navios de mais de 250 mil toneladas. A entrega do primeiro navio está prevista para 2030, com as demais unidades sendo entregues anualmente na sequência.

Ranking: conheça os 10 maiores navios de cruzeiro do mundo em 2025

Parceria inédita na Alemanha

MSC classe New Frontier
Representantes da MSC, Meyer Werft e governo alemão assinam contrato

A assinatura do contrato ocorreu no Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Energia, em Berlim, com a presença de Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC, e Bernd Eikens, novo CEO do estaleiro.

O acordo representa uma mudança estratégica significativa: é a primeira vez que a armadora suíça constrói navios de sua frota principal com o grupo alemão Meyer Werft.

Historicamente, a MSC concentra suas encomendas no Chantiers de l’Atlantique da França, além de, mais recentemente, ter trabalhado com o Fincantieri da Itália.

“O histórico, a expertise e a orgulhosa história da Meyer Werft fazem dela um verdadeiro farol da construção naval europeia”, declarou Vago.

“Juntos, criaremos navios que redefinem a experiência de cruzeiro, preservando o artesanato que mantém a Alemanha na vanguarda da engenharia marítima”, acrescentou.

“A classe New Frontier nos permitirá projetar itinerários novos e exclusivos, oferecer uma experiência excepcional aos hóspedes e contará com tecnologias ambientais de próxima geração que avançarão nosso compromisso de emissões líquidas zero para 2050,” continuou.

Segurança para o estaleiro

MSC classe New Frontier
Protótipo Helix, desenvolvido pelo Meyer Werft recentemente

Para o estaleiro alemão, o contrato bilionário representa estabilidade após um período de incertezas financeiras que exigiu intervenção estatal.

“Esta nova encomenda marca um marco significativo na história de 230 anos da Meyer Werft”, celebrou Bernd Eikens, o recém promovido CEO da empresa.

“Essa parceria de longo prazo com a MSC Cruzeiros garante crescimento sustentável e segurança no emprego por muitos anos. Hoje é um dia verdadeiramente positivo e significativo para todos na Meyer Werft — nossos funcionários e nossos parceiros”, finalizou.

Detalhes adicionais da nova classe ainda não foram revelados mas o projeto deve incluir tecnologias ambientais de próxima geração, além de foco maior na experiência e qualidade.

O contrato garante a ocupação total do estaleiro Meyer Werft, uma peça chave da indústria naval europeia, até a próxima década.

Com investimento total de R$ 40 bilhões, MSC encomenda mais 2 navios com capacidade para quase 9.000 pessoas; veja detalhes

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de MSC Cruzeiros) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella