
A MSC Cruzeiros anunciou, nesta quarta-feira (12/11), a encomenda de mais dois navios da Classe World. Entre as maiores do mundo, cada uma das embarcações terá capacidade para 8.920 pessoas, incluindo 6.782 passageiros e 2.138 tripulantes.
A nova encomenda, assinada com o estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, está avaliada em 3,5 bilhões de euros. Com estes novos navios, o investimento total da MSC na construção de novas embarcações chega a quase 7 bilhões de euros (cerca de R$ 40 bilhões).
De acordo com comunicado de imprensa, os novos navios serão o sétimo e o oitavo da World Class e serão entregues em 2031 e 2032.
Anúncio triplo no estaleiro
O anúncio foi feito durante uma celebração tripla no estaleiro em Saint Nazaire, França, que marcou também dois marcos importantes para outros navios da mesma classe:
- Flutuação do MSC World Asia: o navio, que tem estreia prevista para 2026, tocou a água pela primeira vez. Para celebrar, o estaleiro realizou cerimônia que marca a conclusão da estrutura externa e o início da fase de acabamento interno;
- Cerimônia da moeda do MSC World Atlantic: a tradicional cerimônia marítima da moeda foi realizada para o navio seguinte da classe, que estreia em 2027. Na ocasião, moedas comemorativas foram soldadas ao casco para dar sorte.
“O que nosso estaleiro está alcançando hoje é verdadeiramente excepcional — quatro novos navios encomendados em 2025“, celebrou Laurent Castaing, Gerente Geral do Chantiers de l’Atlantique.
A ‘linha de produção’ da Classe World

A Classe World é a mais nova e maior da frota da MSC, composta por navios movidos a GNL (Gás Natural Liquefeito). A encomenda desta quarta-feira eleva o número total de navios da série para oito.
A “linha de produção” agora inclui o MSC World Europa (2022), MSC World America (2025), MSC World Asia (2026), MSC World Atlantic (2027) e mais quatro navios ainda sem nome, com entregas até 2032.
“A plataforma World Class é um símbolo de nossa visão para estabelecer novos padrões para o futuro dos cruzeiros“, declarou Pierfrancesco Vago, presidente executivo da divisão de cruzeiros do Grupo MSC.
MSC Cruzeiros encomenda dois novos navios para 7 mil passageiros cada
Próximas estreias
Com o float out concluído hoje, o MSC World Asia será entregue em novembro de 2026 e passará sua temporada inaugural no Mediterrâneo, com roteiros de sete noites para França, Espanha e Itália.
O MSC World Atlantic, que teve sua cerimônia da moeda, entrará em serviço em 2027 e ficará baseado em Porto Canaveral, nos EUA, para cruzeiros no Caribe.
MSC World Asia navegará na Europa em temporada inaugural; confira itinerários
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright MSC Cruzeiros













