A MSC Cruzeiros pode estar prestes a realizar um movimento inédito em sua estratégia de expansão. Segundo a agência de notícias alemã DPA, a armadora suíça deve oficializar, nesta segunda-feira (15/12), uma encomenda de quatro novos navios junto ao estaleiro alemão Meyer Werft.

O acordo representa uma mudança estratégica inédita: será a primeira vez que a companhia constrói navios com o grupo alemão, que também conta com uma filial na Finlândia. Tradicionalmente, as embarcações da MSC são construídos no estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique.

Nos últimos anos, a companhia também vem trabalhando com o italiano Fincantieri, principalmente com navios de luxo para sua filial Explora Journeys.

A confirmação do negócio pode materializar os rumores que circulam na indústria há mais de um ano sobre a criação de uma nova classe de gigantes, potencialmente superando o tamanho do Icon of the Seas, navio da Royal Caribbean que atualmente detém o título de maior do mundo.

Ranking: conheça os 10 maiores navios de cruzeiro do mundo em 2025

Anúncio oficial e investimento bilionário

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

O governo alemão convocou uma coletiva de imprensa para esta segunda-feira em Berlim para discutir o “futuro da Meyer Werft”. Estarão presentes a Ministra da Economia da Alemanha, o CEO do estaleiro e o presidente do conselho da MSC Cruzeiros.

Estima-se que cada navio custe cerca de 1 bilhão de euros. O contrato garantiria a ocupação do estaleiro, que foi resgatado pelo governo alemão há um ano, até 2036.

A possível encomenda chega um ano após uma intervenção estatal para salvar a construtora naval. O governo federal alemão e o estado da Baixa Saxônia adquiriram, juntos, 80% das ações da Meyer Werft como parte de um pacote de resgate de 400 milhões de euros.

Na época, o ex-chanceler Olaf Scholz classificou o estaleiro como uma “joia industrial” que não poderia ser perdida.

A ‘Classe Ultimate’ e as 270 mil toneladas

benefícios MSC Voyagers Club
Navios seriam maiores que os da World Class

Em 2024, como noticiado pelo Portal World Cruises, imprensa italiana e o portal Shipping Mag Italy reportaram que a MSC estava em negociações avançadas para construir quatro navios de uma nova categoria, batizada provisoriamente de “Classe Ultimate”.

Segundo as especulações, essas embarcações teriam cerca de 270 mil toneladas — significantemente maiores que as 250 mil toneladas do atual recordista mundial, a classe Icon da Royal Caribbean.  

Embora os rumores iniciais apontassem para o estaleiro Meyer Turku , que pertence ao mesmo grupo familiar do Meyer Werft, a encomenda desta segunda-feira, se confirmara, pode representar uma mudança para a planta de Papenburg ou envolver uma colaboração entre as unidades do grupo.

MSC Cruzeiros negocia construção de maiores navios do mundo, diz imprensa italiana

Comparativo com a frota atual

Se confirmada a tonelagem superior a 200 mil toneladas, os novos navios ficarão acima da atual World Class, até então a maior da empresa.

O MSC World Europa, inaugurado em 2022, possui 205 mil toneladas e capacidade para 6,7 mil passageiros. A classe ainda inclui o MSC World America, comissionado em abril de 2025, do MSC World Asia, que entra em operação no final de 2026, além do MSC World Atlantic, que estreia no fim de 2027.

Após uma encomenda recente, o Chantiers de l’Atlantique irá construir outros quatro navios para a série até 2031.

Com investimento total de R$ 40 bilhões, MSC encomenda mais 2 navios com capacidade para quase 9.000 pessoas; veja detalhes

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de DPA e Shipping Mag Italy) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella