
A contagem regressiva para o início da temporada regular de cruzeiros no Brasil já está em sua fase final! Em menos de dez dias, no dia 26 de outubro, o MSC Preziosa dará a largada para a temporada de cabotagem 2025/2026, com a primeira viagem partindo do Porto de Santos.
A chegada do navio da MSC Cruzeiros marca o começo efetivo das operações com foco no público brasileiro, em uma estação que se estenderá até abril de 2026.
Abertura da temporada em Santos

A primeira viagem da temporada de cabotagem partirá do Terminal Concais, em Santos, no dia 26 de outubro, em um mini-cruzeiro de três noites com destino a Búzios.
Retornando ao Brasil após duas temporadas de ausência, o MSC Preziosa terá uma das programações mais movimentadas da estação.
Além de mini-cruzeiros, o navio realizará roteiros para a Argentina e o Uruguai — com embarques inéditos em Balneário Camboriú — e será o palco principal para mais de uma dezena de cruzeiros temáticos da PromoAção.
A jornada de travessia até o Brasil
Antes de iniciar sua estação brasileira, o MSC Preziosa realiza sua viagem de travessia atlântica que partiu da Alemanha no último dia 5.
A primeira parada do navio em águas brasileiras será em Salvador, no dia 21 de outubro. Em seguida, a embarcação continua seu percurso com escalas em Ilhéus, Búzios e Rio de Janeiro, antes de finalizar a jornada em Santos.
A jornada de 21 noites do navio que abre a temporada no Brasil; veja o roteiro completo
Outros navios já chegaram

Apesar de o MSC Preziosa abrir a temporada de cabotagem, a movimentação de navios na costa brasileira já começou. A “abertura técnica” da estação ocorreu no dia 30 de setembro, com a chegada do National Geographic Explorer para uma escala sem passageiros em Salvador.
O primeiro navio a chegar com turistas foi o Scenic Eclipse, que atracou em Recife no dia 6 de outubro, inaugurando a temporada de cruzeiros internacionais no país.
É oficial: temporada de cruzeiros 2025/2026 está aberta; veja como foi a chegada do 1º navio
O que esperar da temporada de cabotagem?
A temporada de cabotagem 2025/2026 contará com um total de sete navios com embarques regulares no Brasil e na Argentina.
A frota da MSC Cruzeiros será a maior, composta pelo MSC Preziosa, o MSC Seaview (o maior da temporada), o MSC Sinfonia e o MSC Armonia. Um quinto navio, o MSC Fantasia, será dedicado ao mercado argentino, mas fará escalas regulares no Brasil.
A Costa Cruzeiros completará a frota com dois navios: o Costa Diadema e o Costa Favolosa.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella