A MSC Cruzeiros emitiu um comunicado oficial nesta terça-feira (3/2) informando alterações importantes na programação da temporada 2026/2027 na América do Sul.

A companhia decidiu cancelar a vinda do MSC Lirica e anunciou que o MSC Musica teve sua travessia cancelada, além de itinerários alterados.

De acordo com a nota enviada a agentes de viagens, as mudanças fazem parte de “evoluções relevantes no produto” e das “adequações necessárias para a renovação dos navios da classe Musica”.

“A temporada 2026/2027 da MSC Cruzeiros na América do Sul marca uma nova fase para a companhia”, destacou a empresa em seu comunicado.

Confira os principais pontos do anúncio:

Cancelamento do MSC Lirica

MSC Lirica
MSC Lirica realizaria embarques em Itajaí, Paranaguá e Rio de Janeiro

A temporada completa do MSC Lirica no Brasil foi cancelada. O navio, que realizaria roteiros na região partindo de Rio, Itajaí e Paranaguá, será reposicionado no Mediterrâneo durante o período de 2026/2027.

O comunicado informa que a medida gerou o cancelamento de “todos os cruzeiros do MSC Lirica, incluindo as suas MSC Grand Voyages da Europa para o Brasil e do Brasil para a Europa”.

Essa é a segunda vez consecutiva que o MSC Lirica tem sua vinda ao Brasil cancelada. O navio chegou a figurar entre as embarcações destinadas ao Brasil na estação 2025/2026, mas foi depois substituído pelo MSC Sinfonia.

MSC Musica: reforma e novos roteiros

Magical Dance Cruise 2027
MSC Musica assume parte dos roteiros do Lirica

O MSC Musica foi confirmado na temporada, mas com novidades. O navio passará por uma renovação no final de 2026 para receber o MSC Yacht Club antes de iniciar suas viagens na América do Sul.

Com isso, todos os navios da companhia na temporada brasileira contarão com a área privativa de alto padrão. A MSC destacou que a abertura de vendas para as cabines do Yacht Club do MSC Musica começam em breve. 

Devido ao cronograma da reforma, a travessia da Europa para o Brasil a bordo do navio, que aconteceria a partir do final de outubro, precisou ser cancelada.

Com as mudanças, o MSC Musica apresentará uma gama mais variada de itinerários, assumindo embarques em portos que seriam atendidos pelo Lirica. O navio realizará:

  • Embarques no Rio de Janeiro, Itajaí e Paranaguá: Roteiros de sete noites visitando Ilhabela, Búzios e Ilha Grande entre janeiro e fevereiro;
  • Embarques em Santos: Mini-cruzeiros de três e quatro noites para Búzios, Ilha Grande e Ilhabela em novembro, dezembro e março, além de cruzeiros de oito e nove noites para o Prata durante o Natal, Ano Novo e janeiro.

Demais navios da temporada

MSC Divina
MSC Divina é uma ds novidades para a temporada

A MSC Cruzeiros reforçou a programação dos outros três navios que completam a oferta na região:

  • MSC Virtuosa: O maior navio da temporada fará roteiros de sete noites com embarques em Santos, Salvador e Maceió, além de um mini-cruzeiro de três noites.
  • MSC Divina: Realizará sua primeira temporada regular com mini-cruzeiros de três a cinco noites e roteiros de sete e oito noites para o Prata. Os embarques ocorrem em Santos e Balneário Camboriú.
  • MSC Splendida: Terá embarques focados em Buenos Aires, com roteiros de oito e nove noites que visitam o litoral brasileiro (Rio de Janeiro, Ilhabela, Búzios, Ilha Grande e Balneário Camboriú) e Punta del Este.

A companhia informou que hóspedes e agentes de viagem afetados pelos cancelamentos receberão orientações sobre alternativas disponíveis por e-mail.

MSC Virtuosa no Brasil: navio assume o título de maior da história do país na temporada 2026/2027

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de MSC Cruzeiros) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella