A Royal Caribbean International fez ofertas generosas a passageiros de um cruzeiro a bordo do Radiance of the Seas.

Sugerindo uma situação de overbooking, as opções incluíam a chance de navegar de graça em uma cabine inferior ou até mesmo cancelar a viagem recebendo um crédito de 200% do valor pago.

De acordo com o portal Cruise Hive, o ‘dilema’ foi criado para os hóspedes que embarcam no navio em 4 de outubro. Naquele dia, o Radiance of the Seas parte de San Diego, nos EUA, para um itinerário de 16 noites pelo Canal do Panamá.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

As quatro opções oferecidas aos hóspedes

Radiance of the Seas
Companhia ofereceu aos hóspedes a opção de embarcar em um navio gêmeo, o Serenade of the Seas

Em um comunicado enviado aos passageiros com reserva, a companhia apresentou quatro opções para tentar liberar cabines no navio. As ofertas eram válidas até o dia 12 de setembro.

  • Cancelar com crédito de 200%: O passageiro poderia cancelar a viagem, receber reembolso total do valor pago e ainda um crédito para um cruzeiro futuro (FCC) equivalente a 200% da tarifa paga. Nesta opção, a companhia também reembolsaria voos e hotéis não reembolsáveis;
  • Trocar de navio (com cruzeiro grátis!): Mudar para um cruzeiro similar no Serenade of the Seas, recebendo 100% de reembolso da tarifa (tornando a viagem efetivamente grátis) e mais um crédito a bordo de US$ 300.
  • Downgrade para cabine externa (também com cruzeiro grátis!): Passageiros de cabines com varanda poderiam mudar para uma cabine com janela, recebendo 100% de reembolso da tarifa.
  • Downgrade para cabine interna (com cruzeiro grátis): Mudar de uma varanda para uma cabine interna, recebendo 100% de reembolso da tarifa e mais um crédito a bordo de US$ 300.

Gêmeo do Radiance, o Serenade of the Seas entrou em operação no começo dos anos 2000 e tem capacidade para cerca de 2 mil passageiros, além de 90 mil toneladas. Veja mais detalhes:

Serenade of the Seas

Situação ocorreu em cruzeiro no Canal do Panamá

Caribe Sem Visto
Itinerário inclui trânsito do Canal do Panamá

A viagem afetada navega entre San Diego, no estado norte-americano da Califórnia, e Fort Lauderdale, no Sul da Flórida, também nos EUA.

O itinerário de 16 noites cruza o Canal do Panamá e também inclui escalas em destinos no México, Costa Rica e Colômbia, além de outros portos caribenhos.

A Royal Caribbean esclareceu que os passageiros que não aceitassem nenhuma das ofertas manteriam suas reservas originais sem alterações.

Outras situações de potencial overbooking

Navigator of the Seas também enfrentou casos que indicam overbooking 

Este não é um caso isolado no Grupo Royal Caribbean. Nos últimos meses, situações com ofertas semelhantes ocorreram em outros navios das marcas da companhia, como o Navigator of the Seas, o Allure of the Seas e o Celebrity Millennium.

De acordo com o Cruise Hive, a prática indica uma tendência da companhia para lidar com a alta demanda que suas viagens vem experimentando recentemente.

Overbooking em um dos maiores navios de cruzeiro do mundo

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Hive) / Imagens (©) Copyright Royal Caribbean International e Daniel Capella