O processo de preparação para o transatlântico SS United States ser afundado propositalmente e se tornar o maior recife artificial do mundo atingiu um novo marco no começo deste mês. Consideradas ícones da embarcação, que foi construída no começo dos anos 1950, duas chaminés do navio foram removidas.

A operação aconteceu em Mobile, noes Estados Unidos, onde o antigo navio está sendo preparado. A chaminé de proa, com quase 20 metros de altura, foi a primeira a ser retirada no dia 4 de agosto. Já a chaminé de popa foi removida no último dia 8.

O navio ainda deve ter seu casco perfurado como parte do projeto, que foi lançado pelo Condado de Okaloosa na metade de 2024.

Transatlântico dos anos 1950 terá chaminés removidas e casco perfurado antes de ser afundado

Estruturas serão preservadas em museu

transatlântico afundado propositalmente
Após quase 75 anos na superestrutura do navio, chaminés foram removidas neste mês

As chaminés serão preservadas em um local seguro para uso futuro no museu terrestre que será criado pela SS United States Conservancy. Outros dois elementos também foram removidos do navio para uso em terra: um dos propulsores e o mastro principal.

A remoção das estruturas é um dos passos mais importantes na preparação do navio para sua nova função como recife artificial. A operação total irá durar doze meses e inclui a limpeza de todos os tanques de combustível, além da retirada de fiação e vidro para garantir um afundamento ambientalmente seguro.

O projeto do maior recife artificial do mundo

transatlântico afundado propositalmente
Agora sem chaminés, o SS United States segue sendo preparado para se tornar um recife artificial

Adquirido pelo Condado de Okaloosa, no estado norte-americano da Flórida, em 2024, o SS United States, com seus 301 metros de comprimento, se tornará o maior recife artificial do mundo.

De acordo com seus idealizadores, o projeto tem como objetivo criar um novo habitat marinho no Golfo do México e, ao mesmo tempo, impulsionar o turismo de pesca e mergulho na região de Destin-Fort Walton Beach, na Flórida.

“Este é um próximo passo importante em direção a um esforço ambiental que beneficiará nosso habitat marinho local e fortalecerá nossa indústria de turismo”, disse Paul Mixon, presidente do Conselho do Condado de Okaloosa.

Afundamento previsto para o final de 2025

SS United States
Navio está sendo preparado no porto de Mobile, no estado norte-americano do Alabama

A previsão é que o SS United States seja afundado no final de 2025, a cerca de 20 milhas náuticas da costa, a uma profundidade de 55 metros. A localização exata ainda não foi finalizada.

Construído em 1952, o navio é um dos últimos sobreviventes da era de ouro das viagens transatlânticas. Após ser desativado em 1969, passou quase três décadas atracado na Filadélfia antes de ser rebocado para o Alabama no início deste ano para iniciar sua transformação.

Após 30 anos imóvel, transatlântico dos anos 1950 parte dos EUA em última viagem

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Okaloosa County) / Imagens (©) Copyright Okaloosa County