O Furacão Erin continua a causar alterações nos itinerários de navios de cruzeiro na Costa Leste dos Estados Unidos, nas Bahamas e no Caribe.

O impacto mais significativo até agora foi registrado no porto de Nova Iorque, onde navios foram forçados a estender suas estadias no porto por até três dias, alterando completamente os cruzeiros programados.

De acordo com o portal especializado Cruise Industry News, diversas companhias, incluindo Norwegian, Princess, Carnival e Holland America, tiveram que desviar embarcações para garantir a segurança dos hóspedes e da tripulação.

Navios retidos em Nova Iorque e cruzeiros alterados

furacão Erin cruzeiros Nova Iorque
Furacão Erin levou a alteração do próximo cruzeiros do Enchanted Princess, que agora parte de Nova Iorque mais tarde

A situação mais incomum ocorreu com navios que tinham partida ou chegada programada para Nova Iorque. Três embarcações tiveram de alterar consideravelmente seus itinerários, incluindo:

  • Norwegian Escape: o navio da Norwegian Cruise Line, que iniciaria um cruzeiro de dez noites para o Caribe e Bermudas na quarta-feira (20/8), permanecerá na cidade de Nova Iorque por três dias. A partida foi adiada para a noite de sexta-feira (22/8), com um roteiro revisado para as Bahamas e Bermudas;
  • Island Princess: após embarcar hóspedes nesta terça-feira (19), o navio da Princess Cruises também permanece no porto por três dias. Seu itinerário original, que tinha escala em diversos destinos no Caribe e Bermudas, foi alterado e agora inclui apenas uma escala em King’s Wharf;
  • Enchanted Princess: a embarcação, que também é operada pela Princess Cruises, deveria encerrar seu cruzeiro em Nova Iorque neste sábado (23/8). Com o furacão, no entanto, a chegada foi atrasada em dois dias. Como alternativa, o navio retornará a Fort Lauderdale nesta sexta-feira (22/8) para permitir que os hóspedes que desejarem desembarquem antes. Consequentemente, a próxima viagem do navio, que partiria de Nova Iorque, também foi adiada, perdendo dois dias de duração e três escalas.

Outras mudanças de itinerário da Carnival e Holland America

Carnival Conquest alterou itinerário para as Bahamas

O Furacão Erin também forçou alterações em outros navios que navegavam pelo Caribe e Bahamas. A Carnival Cruise Line confirmou mudanças em pelo menos cinco de suas embarcações, enquanto a Norwegian Cruise Line e a Holland America Line também precisaram ajustar rotas.

  • Carnival Venezia: após partir de Nova Iorque, o navio cancelou visitas a St. Thomas e Porto Rico, substituindo-as por uma parada no novo destino privativo da Carnival em Grand Bahama, Celebration Key;
  • Carnival Elation, Carnival Conquest, Carnival Vista e Mardi Gras: navegando para destinos no Caribe e Bahamas, os navios precisaram cancelar paradas em destinos como Half Moon Cay e Grand Turk;
  • Zuiderdam: o navio da Holland America Line cancelou uma pernoite em St. John’s, no Canadá, e a substituiu por uma pernoite em Halifax;
  • Norwegian Jewel: realizando um cruzeiro para as Bermudas, o navio da Norwegian Cruise Line encurtou sua visit a King’s Wharf para evitar os impactos da tempestade tropical.

Companhias citam segurança como prioridade

Furacão causa condições climáticas desfavoráveis em diversas áreas do Caribe e Costa Leste da América do Norte

Todas as companhias de cruzeiro afetadas estão comunicando as mudanças aos hóspedes e tripulantes, reforçando que as decisões priorizam a segurança.

“Entendemos como é decepcionante quando o clima interrompe um itinerário tão aguardado, mas sua segurança e a de nossa tripulação sempre virão em primeiro lugar”, disse a Norwegian Cruise Line em comunicado.

As excursões pré-reservadas para os portos cancelados estão sendo reembolsadas, e algumas companhias, como a Norwegian, ofereceram créditos a bordo e para cruzeiros futuros como compensação.

Outros navios já haviam sido afetados

Ainda que o Furacão Erin não tenha previsão de atingir diretamente o continente, diversos destinos vêm sendo afetados pelas más condições climáticas causadas pelo sistema tropical.

Antes, navios como o Disney Treasure, o Liberty of the Seas, e mesmo o novo MSC World America, já haviam precisado alterar seus itinerários por conta da situação.

Furacão força navios de cruzeiro a alterar roteiros e cancelar escalas

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Industry News) / Imagens (©) Copyright Norwegian Cruise Line, Princess Cruises e Daniel Capella