
Após cerca de 15 anos visitando o Brasil e a América do Sul regularmente, nem o Costa Favolosa nem o Costa Fascinosa estarão na região na temporada 2026/2027.
Com roteiros já disponíveis para reservas nos sites internacionais da companhia, os navios devem viajar no Caribe durante o período. Tanto o Favolosa quanto o Fascinosa realizam embarques em portos na República Dominicana, além de ilhas como Martinica e Guadalupe.
Com roteiros de sete noites que dispensam visto para passageiros brasileiros, os navios visitam destinos como Isla Catalina, Tortola, Barbados e St. Lucia.
Temporada brasileira também definida
Já para a temporada brasileira 2026/2027, a Costa deve contar com o Costa Diadema, além do Costa Serena – que retorna à região após mais de quinze anos ausente.
A estação não foi oficialmente anunciada pela companhia até o momento. Ambos os navios, no entanto, já contam com viagens posicionais rumo à América do Sul abertas para reserva. Os itinerários na região, no entanto, não foram anunciados e ainda não estão disponíveis.
Costa revela programação para temporada 2026/2027; veja navios que devem vir ao Brasil
Ausentes pela primeira vez em 15 anos
A temporada 2026/2027 marcará a primeira vez em 15 anos que o Costa Favolosa e o Costa Fascinosa não visitam o Brasil. Desde que foram lançados em 2011 e 2012, respectivamente, os navios vinham sendo presença constante em águas nacionais.
Ao menos um dos gêmeos esteve presente em todas as estações desde então. Algumas temporadas chegaram, inclusive, a ter as duas embarcações navegando na região simultaneamente.

O Costa Favolosa estreou na região junto ao Costa Fascinosa, na temporada 2012/2013. De acordo com o Histórico das Temporadas Brasileiras do Portal World Cruises, desde então, o Favolosa já realizou oito temporadas nacionais, com mais uma prevista para 2025/2026.
Já o Fascinosa esteve na América do Sul em nove temporadas completas, a mais recente em 2023/2024. O navio ainda teve uma estação completa na região cancelada por conta da pandemia de COVID-19.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Carnival Cruise Line e Daniel Capella