O novo Star of the Seas foi entregue à Royal Caribbean International nesta semana, se tornando oficialmente o maior navio de cruzeiros do mundo.

Gêmeo do Icon of the Seas, que entrou em operação em 2023, o navio tem capacidade para mais de 7,6 mil passageiros em capacidade máxima, além de 250.800 toneladas.

Os dois navios, inclusive, agora lideram a lista atualizada dos maiores do mundo, de acordo o ranking exclusivo do Portal World Cruises, disponível neste link.

Ranking: conheça os 10 maiores navios de cruzeiro do mundo em 2025

Cerimônia de entrega na Finlândia

Após quase dois anos de construção no estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, a Royal Caribbean recebeu oficialmente o Star of the Seas em uma cerimônia que reuniu mais de 1.250 tripulantes e parceiros no AquaTheater do navio. O evento aconteceu a bordo do navio no último dia 10.

“A entrega do Star of the Seas marca mais um passo ousado na jornada do Royal Caribbean Group para reimaginar o futuro das férias”, disse Jason Liberty, presidente e CEO do Royal Caribbean Group.

Star of the Seas
Cerimônia de entrega aconteceu a bordo do Star of the Seas e teve participação de 1,2 mil tripulantes

“Estamos incrivelmente orgulhosos de dar as boas-vindas ao Star of the Seas à família Royal Caribbean, enquanto continuamos a revolucionar como as famílias e os aventureiros tiram férias”, acrescentou Michael Bayley, presidente e CEO da Royal Caribbean International.

Após a entrega, o navio seguirá para o Sul da Europa, onde receberá os toques finais antes de partir para os EUA e estrear na metade de agosto.

As oito ‘vizinhanças’ e principais atrações

Com seu tamanho, o Star of the Seas é dividido em oito “bairros” distintos. Cada uma das vizinhanças contam com suas próprias experiências:

  • Thrill Island: Área dedicada à adrenalina, onde fica o Category 6, considerado o maior parque aquático em alto-mar, com seis toboáguas. A vizinhança também inclui a atração Crown’s Edge, espécie de circuito de arvorismo suspenso sobre o mar, e o simulador de surf FlowRider.
  • Chill Island: Um espaço com quatro das sete piscinas do navio, incluindo a Royal Bay, considerada a maior piscina em um navio de cruzeiro, e o bar aquático Swim & Tonic.
  • Surfside: Bairro projetado para famílias jovens, com as áreas de recreação aquáticas Splashaway Bay e Baby Bay, além de opções de restaurantes para todas as idades.

 

Star of the Seas
The Hideaway, com sua piscina de borda infinita exclusiva para adultos
  • AquaDome: Um domo de vidro na proa do navio que oferece vistas panorâmicas durante o dia e abriga o AquaTheater com seus espetáculos à noite.
  • The Hideaway: Área exclusiva para adultos, com uma piscina de borda infinita suspensa acima do oceano.
  • Outros bairros incluem a Royal Promenade, com a escultura cinética “The Pearl”; o Central Park, com mais de 30.500 plantas naturais; e a Suite Neighborhood, exclusiva para passageiros visitando nas maiores cabines a bordo.

Temporada inaugural, roteiros e sustentabilidade

O Star of the Seas estreia em agosto de 2025, realizando cruzeiros a partir Port Canaveral, porto localizado próximo a cidade de Orlando, no estado norte-americano da Flórida.

O navio oferecerá roteiros de sete noites pelo Caribe Leste e Oeste, com paradas no destino privativo da companhia, a Perfect Day at CocoCay, nas Bahamas.

Com foco em sustentabilidade, a embarcação será a terceira da frota movida a Gás Natural Liquefeito (GNL) e contará com sistemas de recuperação de calor e conexão shore power, que permite utilizar energia de terra, virtualmente eliminando emissões enquanto atracada.

A Royal Caribbean ainda construirá outros dois navios da classe Icon. O próximo, Legend of the Seas, tem estreia prevista para 2026 no Mediterrâneo.

Maior navio de cruzeiros do mundo irá navegar na Europa em 2026

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Royal Caribbean) / Imagens (©) Copyright Royal Caribbean International