
O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Santos, em parceria com o Clinical Laboratory Improvement Amendments (CLIA), está atualizando o Plano de Ação de Preparação, Vigilância, Monitoramento e Resposta à Saúde para a próxima temporada de cruzeiros.
De acordo com a administração municipal, o objetivo é preparar a cidade para a movimentação de turistas e agir de forma integrada em uma eventual emergência de saúde pública a bordo.
A atualização do plano ocorre anualmente, acrescentou a Prefeitura, adaptando-se à programação das companhias e ao perfil epidemiológico do período.
Plano visa garantir segurança no porto, diz Prefeitura
O plano estabelece a atuação integrada de diversos setores para responder a possíveis emergências de saúde em navios de passageiros, disse a administração.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a grande quantidade de turistas de diferentes partes do Brasil e do mundo que embarcam e desembarcam no porto torna essa vigilância fundamental. O processo de atualização é realizado com base em estudos científicos e reuniões com os parceiros envolvidos.
Santos recebe 14 navios na temporada 2025/2026

A temporada de cruzeiros 2025/2026 começa no dia 26 de outubro deste ano e deve seguir até 19 de abril de 2026. O Porto de Santos deve receber um total de 14 navios ao longo da estação, sendo cinco com escalas regulares e nove com paradas em trânsito.
O Portal World Cruises traz a lista atualizada e completa de todas as paradas e navios previstos para o Terminal Concais nos próximos meses, confira aqui.
Entre as embarcações que fazem escalas regulares em Santos está o MSC Seaview, que será o maior da temporada, e realiza embarques no porto paulista entre novembro e abril.
Outros navios incluem o MSC Preziosa, o MSC Sinfonia, o Costa Diadema e o Costa Favolosa, além de estreantes como o Pacific World e o Oceania Vista.
Escalas de Navios de Cruzeiro no Porto de Santos na temporada 2025/2026
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Prefeitura de Santos) / Imagens (©) Copyright Francisco Arrais/Prefeitura de Santos e Daniel Capella