O SH Minerva, que passou mais de três anos atracado no porto de Fray Bentos, no Uruguai, teve seu futuro definido e voltará a navegar.

A embarcação foi projetada para expedições de alto padrão e estava parada desde maio de 2022. Agora, será reintegrada à frota da Swan Hellenic e deve retornar ao serviço já em novembro de 2025.

A curta carreira e a longa espera no Uruguai

Construído na Finlândia, o SH Minerva tem uma trajetória singular, tendo sua carreira interrompida pouco após a temporada inaugural. A embarcação havia entrado em operação em dezembro de 2021, realizando apenas algumas viagens antes de ser obrigado a parar.

Com cerca de dez mil toneladas e capacidade para 150 passageiros, o SH Minerva foi imobilizado no porto uruguaio no começo de 2022, com seu futuro incerto e todos os seus roteiros cancelados.

Por que o navio ficou parado por três anos?

SH Minerva
SH Minerva durante sua primeira temporada na Antártica

O motivo da longa inatividade do navio foi um imbróglio geopolítico. Embora fosse operado pela companhia de cruzeiros Swan Hellenic, o SH Minerva era de propriedade de uma empresa russa de leasing chamada GTLK.

Quando os países ocidentais impuseram sanções econômicas à Rússia devido à guerra na Ucrânia, o navio foi impedido de navegar para a maioria dos portos ao redor do mundo. Sem poder operar, a embarcação foi levada ao Uruguai, de forma a aguardar uma solução.

Futuro definido: retorno à Antártica

Após um longo processo para resolver as questões legais decorrentes das sanções, o futuro do navio foi finalmente selado neste mês. O SH Minerva deixará o Uruguai em novembro de 2025 para se preparar para seu retorno operacional.

O navio seguirá então para Ushuaia, na Argentina, onde se juntará aos seus companheiros de frota, SH Vega e SH Diana, para realizar a temporada 2025/2026 de cruzeiros na Antártica.

O SH Minerva deve ainda operar para a Swan Hellenic na Ásia e Pacífico em 2026, marcando a estreia da companhia em uma nova região mundial. O navio, inclusive, é gêmeo do SH Vega, que vem passando pelo litoral brasileiro nos últimos anos.

Em Santos, Swan Hellenic apresenta o SH Vega ao mercado brasileiro

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Swan Hellenic