
O Brasil está a menos de doze meses de receber, mais uma vez, um navio de cruzeiro recordista de tamanho. A temporada 2026/2027 marcará a estreia nacional do MSC Virtuosa, embarcação que passará a dividir o título de maior a operar no país com seu gêmeo, o MSC Grandiosa.
Com 181.541 toneladas brutas e capacidade para 6.334 passageiros, o navio tem dimensões idênticas às do atual detentor do recorde mas é ligeiramente mais novo.
Sua chegada é parte de uma renovação total da oferta da MSC Cruzeiros na região para o próximo verão, que contará ainda com o MSC Divina, o MSC Splendida, o MSC Musica e o MSC Lirica.
A primeira atracação do Virtuosa em águas brasileiras está prevista para o dia 28 de novembro de 2026, em Salvador, antes de a embarcação seguir para sua base operacional no Sudeste.
MSC confirma ‘renovação total’ da frota para a temporada 2026/2027 no Brasil; veja a lista de navios
A rota até o Brasil

A viagem de travessia rumo ao hemisfério sul começa na Europa, já no final de 2026. Após realizar itinerários voltados ao público inglês, o MSC Virtuosa partirá de Southampton, no Reino Unido, no dia 7 de novembro, iniciando uma travessia atlântica que tem como destino final o Porto de Santos.
O roteiro prévio à chegada inclui paradas na Espanha, como La Coruña, Cádiz, Málaga, Alicante, Palma de Maiorca e Barcelona, além de Marselha, na França.
Após cruzar o oceano e realizar escalas nas ilhas da Madeira e Canárias, o navio chega ao Nordeste brasileiro. A chegada a Santos, seu homeport para a estação, acontece na manhã do dia 2 de dezembro de 2026.
Estreia e primeiros roteiros
A operação regular do MSC Virtuosa terá início no mesmo dia de sua chegada a Santos. O cronograma inaugural prevê:
- 2/12/2026: Um mini-cruzeiro de três noites com destino a Búzios que retorna a Santos no dia 5.
- 5/12/2026: Início dos roteiros regulares de sete noites rumo ao Nordeste, visitando Búzios, Salvador e Maceió. Os passageiros também poderão embarcar nas duas capitais nordestinas.
Robô bartender e atrações

Parte da classe Meraviglia-Plus da MSC Cruzeiros, o MSC Virtuosa se destaca não apenas pelo porte, mas pelas atrações a bordo.
Entre suas principais características está a Galleria Virtuosa, uma promenade de 112 metros repleta de lojas e restaurantes, coberta por uma cúpula de LED.
Outro diferencial do navio é o MSC Starship Club, um bar futurista operado por Rob, o primeiro barman robô humanoide a bordo. A atração prepara coquetéis exclusivos, dança e interage com os hóspedes em diversos idiomas.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Rui Minas e Daniel Capella













