O MSC Armonia, último navio da temporada 2025/2026 a iniciar sua temporada no Brasil, carrega em seus decks uma história curiosa e pouco conhecida.

Antes de integrar a frota da MSC Cruzeiros, a embarcação — então chamada European Vision — serviu de hospedagem para alguns dos líderes mais poderosos do mundo, incluindo o atual presidente da Rússia, Vladimir Putin. A estadia do líder russo a bordo ocorreu em julho de 2001, durante a cúpula do G8 em Gênova, na Itália.

O navio partiu da Itália rumo ao Brasil no último dia 24, e atualmente realiza travessia até o Rio de Janeiro, onde inicia sua temporada brasileira neste domingo.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

A ‘suíte presidencial’ e a maleta nuclear

MSC Armonia
Na época, o MSC Armonia operava para seu proprietário original, a Festival Cruises. A imagem é dos arquivos da Cruise Industry News

Na época operado pela extinta Festival Cruises, o futuro MSC Armonia foi transformado em uma fortaleza flutuante para receber os chefes de estado das nações mais ricas do planeta.

Segundo reportagem do jornal Orlando Sentinel da época, as suítes foram modificadas: paredes foram derrubadas para unir três cabines com varanda em um único apartamento privado para cada líder. Cada acomodação contava com escritório, sala de estar e três banheiros.

Foi em uma dessas suítes modificadas que Vladimir Putin se hospedou. De acordo com o jornal, que entrevistou o então CEO da companhia, Makis Xenatos, o presidente russo levou para dentro de sua cabine um item inusitado: a famosa “maleta nuclear” russa, conectada a quatro sistemas de satélite, garantindo seu comando estratégico do país mesmo à distância.

Macarrão e bife às 2h da manhã

história MSC Armonia
Vladimir Putin cumprimenta o então Primeiro Ministro do Reino Unido, Tony Blair, no deck do MSC Armonia

Além dos protocolos de segurança, a tripulação do então European Vision, teve que lidar com os hábitos noturnos e particularidades de Putin.

Segundo relatos publicados na época pelo Travel Weekly, o presidente russo não seguia os horários convencionais do navio e seus passageiros.

Às 2h da manhã, Putin pediu macarrão e bifes“, relatou o executivo da companhia. O jornal também destacou que, apesar da fama de durão, Putin foi simpático com a tripulação, cumprimentando cada membro da equipe com um aperto de mão.

Programa Renascimento: MSC Armonia já em estaleiro

De European Vision a MSC Armonia

Átrio do MSC Armonia: junto a seu gêmeo MSC Sinfonia, o navio é o único na frota da companhia que não foi construído originalmente para a MSC Cruzeiros

Construído em 2001, o navio foi comprado pela MSC Cruzeiros após a falência da Festival Cruises em 2004. Renomeado MSC Armonia, o então European Vision se tornou o primeiro navio moderno e de grande porte da frota da companhia.

Em 2014, passou pelo projeto Renascimento, sendo “cortado ao meio” para a inserção de um novo bloco de 24 metros e ganhando cerca de 250 cabines adicionais, além de novas áreas públicas.

Para ver imagens atuais dos interiores do navio, além de informações sobre atrações, histórico, características e até localização em tempo real, clique aqui.

Já em águas brasileiras, o navio realizará cruzeiros partindo do Rio de Janeiro na temporada 2025/2026. Além de mini-cruzeiros, a programação do navio inclui roteiros semanais para o Nordeste.

Guia da temporada MSC 2025/2026: conheça os 4 navios, os 6 portos de embarque, as datas e os roteiros

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Orlando Sentinel e Travel Weekly) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Cruise Industry News e Governo da Rússia