Após se intensificar para a categoria 5 nesta segunda-feira (27/10), o Furacão Melissa passou a ser considerado um dos furacões mais fortes da história recente.

Além de causar impactos potencialmente catastróficos na Jamaica, a tempestade está causando alterações generalizadas nos roteiros de navios de cruzeiro no Caribe.

Pelo menos 13 embarcações de grandes companhias como Royal Caribbean, Carnival e MSC Cruzeiros já desviaram suas rotas para evitar a tempestade.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) e reportagens da imprensa norte-americana, o furacão deve levar ventos sustentados de mais de 280 km/h ao país caribenho nesta terça-feira (28/10).

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

‘Tempestade enorme e muito perigosa’

Furacão Melissa cruzeiros
Navio da Carnival Cruise Line atracado em Montego Bay, na Jamaica, em imagem de arquivo

A gravidade da situação foi destacada por John Heald, embaixador da Carnival Cruise Line, em publicação online.

“O Melissa vai atingir a Jamaica e causar danos em duas frentes com ventos […] e inundações potencialmente catastróficas“, alertou Heald ao confirmar diversas as mudanças de rota na frota da companhia.

“É uma tempestade enorme e um furacão muito, muito perigoso“, completou, ressaltando que a segurança é prioridade para a Carnival Cruise Line

“Os capitães nos navios que tiveram itinerários alterados informaram os hóspedes e, em última análise, sempre manterão todos seguros”, garantiu Heald, segundo o Cruise Industry News.

Alerta: Furacão pode atingir força recorde na Jamaica

A preocupação com o impacto na Jamaica e regiões adjacentes aumentou na noite de segunda-feira (27/10), com o furacão mostrando sinais de fortalecimento adicional.

O meteorologista especialista em furacões, Dylan Federico, alertou para um cenário potencialmente devastador, sugerindo que Melissa poderia atingir a ilha com força recorde.

Ele comparou a intensidade potencial ao histórico Furacão do Dia do Trabalho de 1935, como um possível desafiante para “o furacão mais forte a atingir terra na Bacia do Atlântico“.

“O núcleo de ventos destrutivos causará falha estrutural completa até mesmo nos edifícios mais fortes. Ventos nas montanhas excederão 320 km/h. Árvores serão completamente desmatadas e descascadas. Infraestrutura exposta aos ventos será completamente destruída”, alertou Federico.

Roteiros trocados: Caribe Leste dá lugar ao Oeste

mau tempo navios de cruzeiro
Navios mudaram itinerários para garantir segurança e evitar mau tempo

A principal consequência para os cruzeiros tem sido a troca de itinerários que visitariam o Caribe Leste por rotas no Caribe Oeste.

Navios que tinham escalas programadas em destinos como St. Maarten, St. Thomas, República Dominicana e Jamaica, além de ilhas privativas nas Bahamas estão sendo redirecionados para portos no México, Honduras e Belize.

As mudanças visam tornar a navegação mais confortável, além de garantir a segurança dos passageiros, tripulantes e navios. Situação semelhante aconteceu recentemente no Brasil, com o MSC Preziosa adiando uma escala em Salvador por condições climáticas adversas, confira aqui.

Mau tempo fecha Porto de Salvador e atrasa escala do MSC Preziosa que abre a temporada no Brasil

Alterações já confirmadas para 13 navios

Os portais especializados Cruise Fever e Cruise Hive reportaram diversas alterações já confirmadas para navios no Caribe, incluindo:

Icon e Harmony of the Seas (Royal Caribbean)

Maior navio do mundo junto a seu gêmeo Star of the Seas, o Icon of the Seas trocou seu roteiro de Caribe Leste, que previa escalas em St. Maarten e St. Thomas, por escalas em Cozumel, no México, e Roatán, em Honduras. A parada na ilha privativa CocoCay foi mantida, mas antecipada.

Já o Harmony of the Seas cancelou paradas previstas na Jamaica, seguindo para Costa Maya, no México, e Belize City, em Belize.

Ranking: conheça os 10 maiores navios de cruzeiro do mundo em 2025

Carnival Dream, Liberty e Celebration (Carnival)

O Carnival Dream é um dos navios da classe Dream da Carnival Cruise Line

Os navios da Carnival Cruise Line tiveram escalas canceladas na Jamaica, Ilhas Cayman, Turks e Caicos e República Dominicana, substituídas no México, Honduras e Belize ou dias de navegação.

O comandante do Carnival Dream informou aos hóspedes: “Não há alternativa viável para um porto de escala, então desfrutaremos de um dia extra no mar […] seguindo cuidadosamente uma rota que nos mantém seguros”.

MSC World America (MSC Cruzeiros)

Como noticiado pelo Portal World Cruises, o maior da frota atual da MSC também substituiu o Caribe Leste pelo Oeste, alterando escalas na República Dominicana e Porto Rico por novas paradas em Roatán, Costa Maya e Cozumel.

Maior navio da MSC, World America é forçado a mudar completamente o roteiro para fugir de furacão; veja nova rota

Disney Treasure e Wish (Disney)

Os navios da Disney Cruise Line ajustaram seus roteiros e datas de visitas à destinos nas Bahamas como a ilha privativa Castaway Cay.

Celebrity Beyond (Celebrity)

O navio da classe Edge também trocou o Caribe Leste pelo Caribe Ocidental, com novo roteiro visitando Costa Maya, Belize e Roatán.

Norwegian Joy (NCL)

Norwegian Joy teve seu itinerário alterado por conta do furacão 

Em cruzeiro partindo de Miami, o Norwegian Joy cancelou duas visitas que realizaria na Jamaica, substituindo-as por um pernoite em Cozumel.

Queen Elizabeth (Cunard)

Em sua primeira temporada no Caribe, o navio da Cunard cancelou visitas a Amber Cove, na República Dominicana, e Montego Bay, na Jamaica, substituindo-as por paradas em Costa Maya e Roatan.

Margaritaville at Sea Islander (Margaritaville at Sea)

Mais novo membro da frota da Margaritaville at Sea, o antigo Costa Atlantica também desviou da Jamaica e Grand Cayman para Belize e Roatán.

Após venda, antigo navio da Costa entra em operação para nova companhia nos EUA

Mais alterações

Odyssey of the Seas
Odyssey of the Seas realiza travessia entre Europa e Caribe

A Royal Caribbean informou ainda que a travessia do Odyssey of the Seas, que vinha da Europa, foi ajustada para evitar a tempestade, cancelando uma parada nos Açores e substituindo por Tenerife, mais ao sul.

As companhias estão reembolsando excursões pré-pagas para os portos cancelados e alertam os passageiros de viagens na região nos próximos dias para monitorarem os comunicados, pois mais alterações podem ocorrer.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Industry News, Miami Herald, Cruise Hive e Cruise Fever) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella