
A volta da Royal Caribbean International com uma temporada de cruzeiros dedicada ao Brasil continua não tendo uma data certa para acontecer.
A informação foi confirmada por Renata Lazari, diretora geral do Grupo Royal Caribbean no Brasil, durante o 7º Fórum CLIA Brasil, que aconteceu na última quarta-feira (3/9), em Brasília.
Segundo a executiva, apesar da companhia sempre analisar uma possibilidade de retorno, a falta de competitividade do país continua sendo o principal desafio.
Uma das pioneiras no mercado brasileiro nos anos 2000, a Royal Caribbean não realiza uma temporada completa de cabotagem no Brasil há quase uma década, desde a estação de 2015/2016.
‘Brasil concorre com outros países’, diz diretora

Durante sua participação no evento, Renata Lazari detalhou os motivos que dificultam a vinda de um navio para uma temporada local.
“Claramente eu gostaria muito que isso acontecesse e a gente está sempre buscando, está sempre analisando as possibilidades da Royal voltar“, disse Lazari.
“Mas, em questão de destino, o Brasil concorre com outros países, então esse é o desafio que a gente tem como comunidade de, junto a CLIA, trabalhar para fazer o nosso país mais acessível e mais pro-business do que é hoje”, acrescentou.
Alternativa: cruzeiros no Caribe sem visto partindo da Colômbia

Apesar da ausência na cabotagem brasileira, a diretora destacou uma novidade atrativa para o público nacional: o retorno dos cruzeiros para o Caribe Sul partindo da Colômbia e do Panamá.
“É um destino que não precisa de visto para os Estados Unidos, então não deixa de ser um produto atrativo para nós brasileiros“, afirmou, referindo-se à possibilidade de os brasileiros embarcarem sem a necessidade do visto americano.
Lazari também lembrou que as marcas de alto padrão do Grupo Royal Caribbean, Celebrity Cruises e Silversea Cruises, continuam a visitar o Brasil com navios em trânsito.
Na temporada 2025/2026, o Celebrity Equinox e o Silver Shadow fazem escalas em destinos nacionais com passageiros, em sua maioria, estrangeiros.
Royal Caribbean volta a realizar embarques na América Latina na temporada 2025/2026
Quase uma década de ausência e um histórico de pioneirismo

A Royal Caribbean teve um papel fundamental na modernização do mercado de cruzeiros no Brasil, ainda no início da década de 2000. A companhia norte-americana foi uma das primeiras a trazer navios modernos e de grande porte para a região, como o Splendour of the Seas, e chegou a operar com embarcações como o Mariner of the Seas, o maior a navegar no país na época.
No entanto, os altos custos operacionais e a burocracia levaram a uma redução gradual da presença da empresa, que encerrou suas operações de cabotagem após a temporada 2015/2016 com o Rhapsody of the Seas.
A Royal Caribbean chegou a voltar ao país de passagem, durante a temporada 2023/2024. Na ocasião, a companhia trouxe o Serenade of the Seas para escalas em trânsito nos portos de Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.
A operação foi parte do Ultimate World Cruise, uma viagem de volta ao mundo de 274 noites que passou também por outros 60 países ao redor do globo.
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Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella