Conseguir um upgrade de cabine em um cruzeiro — pagar por uma interna e viajar em uma varanda, por exemplo — é o sonho de muitos viajantes. O que poucos sabem é que existem pelo menos quatro maneiras diferentes de aumentar suas chances de obter esse benefício, seja de graça ou pagando menos.

Desde tarifas especiais e leilões pós-reserva até promoções e benefícios de fidelidade, as principais companhias que operam no Brasil, como a MSC e a Costa Cruzeiros, oferecem diferentes “caminhos” para uma cabine melhor que a inicialmente reservada.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

Neste guia, o Portal World Cruises detalha cada uma das modalidades de upgrade disponíveis.

1. A aposta na ‘Cabine Garantida’

Com a cabine garantida, passageiros tem a garantia de que irão viajar na categoria escolhida ou em uma superior. Na foto, cabine interna do MSC Armonia, um dos navios da próxima temporada brasileira

As principais companhias de cruzeiro a nível mundial tem oferecido modalidades de reserva que incluem a possibilidade de um upgrade de cabine gratuito.

Conhecidas genericamente como tarifa de cabine garantida, essas tarifas costumam ter preços menores e, basicamente, garantem ao passageiro uma categoria mínima de acomodação.

Nessa modalidade, o passageiro costuma escolher em qual categoria de cabine deseja viajar, entre opções como interna, externa e varanda.

Localização e número da cabine, no entanto, não podem ser escolhidos e serão informados apenas em data próxima ao embarque.

As companhias, de seu lado, garantem que o passageiro não viajará em categoria inferior àquela escolhida no momento da reserva. A depender da disponibilidade, no entanto, estes hóspedes poderão ser acomodados em categorias superiores.

Ou seja, em um exemplo prático, se um passageiro optou por uma cabine garantida interna, poderá acabar viajando em externa ou varanda. Tudo dependerá do inventário da companhia para a saída, influenciado por fatores como demanda, preços e proximidade da saída.

Na temporada brasileira, tanto a Costa Cruzeiros como a MSC Cruzeiros oferecem tarifas nestes moldes, que admitem a possibilidade de upgrade gratuito.

No caso da Costa, a tarifa Economy traz a possibilidade de upgrade de categoria nestes moldes. Já na MSC, a Tarifa Super Bingo conta com características similares e traz a possibilidade de upgrade.

2. A estratégia do ‘Leilão de Upgrade’

upgrade de cabine em cruzeiro
É possível reservar cabine externa e oferecer um lance para uma cabine com varanda, por exemplo. Esta é do MSC Seaview

Outra prática que tem se tornado popular no mercado de cruzeiros é a realização de leilões pós reserva. Cada companhia conta com suas próprias regras e programas, mas, essencialmente, o pregão permite ao passageiro dar um lance para concorrer a um upgrade para uma cabine superior à de sua reserva original.

O leilão normalmente é realizado por e-mail, que costuma ser enviado algumas semanas antes da partida do cruzeiro. Ao recebê-lo, o passageiro pode escolher para qual categoria gostaria de realizar um upgrade, dando um lance.

A companhia então analisa a proposta e retorna por e-mail, informando se o lance para o upgrade foi aceito ou não.

Ainda que os programas normalmente contem com lances mínimos, o leilão pode ser uma maneira de economizar, já que, o valor da reserva original somado ao do lance do upgrade, tende a ser menor que o de uma nova reserva na categoria mais alta.

Na temporada brasileira, a MSC Cruzeiros oferece um programa de leilão nestes moldes batizado de MSC UpGrade.

Costa está ‘dando’ upgrade para varanda na temporada 2025/2026; entenda a promoção

3. A sorte das ‘Promoções Especiais’

upgrade de cabine em cruzeiro
Para essa temporada, a Costa Cruzeiros ofereceu promoções com upgrade gratuito para cabines com varanda como as da foto

As companhias de cruzeiro também costumam oferecer promoções que incluem upgrade de categoria de cabine.

Não é possível prever quando irão acontecer as ações especiais, mas algumas podem incluir upgrade de até duas categorias. Assim, nestas condições, o passageiro acaba pagando valor menor por cabines superiores.

Outras marcas também incluem upgrades como benefícios de seus programas de fidelidade. Na temporada brasileira, a Costa Cruzeiros traz os upgrades de cabine como um dos benefícios de seu C Club.

A partir do Bronze, todos os níveis do clube contam com alguma possibilidade de upgrade, para cruzeiros adicionais reservados no ano corrente, em comparação com os do ano anterior.

Desde novembro de 2024, a MSC Cruzeiros também prioriza upgrades gratuitos para passageiros que estejam no novo nível Blue Diamond de seu MSC Voyagers Club.

Do upgrade de cabine gratuito a reunião privada com o comandante: o guia completo de benefícios do MSC Voyagers Club

4. A última cartada: pagar pelo upgrade

upgrade de cabine em cruzeiro
Cabine do Yacht Club do MSC Preziosa: algumas vezes, é preciso pagar pelos upgrades

Outra possibilidade é pagar pelo upgrade para a categoria desejada. Havendo disponibilidade, as companhias costumam permitir a mudança de categoria em qualquer data anterior ao cruzeiro.

O valor a ser pago pelo upgrade será cobrado com base em diversos fatores, incluindo o valor original da reserva e o custo da nova categoria no momento da solicitação.

Em alguns casos, é possível realizar upgrade mesmo a bordo, mediante ao pagamento de uma taxa na recepção do navio. Nem todas as companhias oferecem essa opção, que só está disponível se o navio não estiver com lotação esgotada.

A opção nem sempre é vantajosa financeiramente, mas é uma última cartada para quem já esgotou outras opções e ainda deseja mudar de cabine.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella