Os dois navios de cruzeiro que servirão como hotéis flutuantes durante a COP30 em Belém do Pará já estão em águas brasileiras e têm chegada prevista para as próximas horas.

O MSC Seaview e o Costa Diadema chegarão à capital paraense com pouca diferença de horário, entre às 10h30 e 11h desta terça-feira (4/11). As previsões ainda podem sofrer alterações.

Os navios foram contratadas pelo Governo Federal para suprir a alta demanda por leitos na cidade durante a cúpula climática, que acontece de 10 a 21 de novembro.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

Chegada prevista para esta terça-feira

MSC Seaview
MSC Seaview

De acordo com dados de rastreamento de navios (AIS), as duas embarcações navegam atualmente pela costa brasileira a uma velocidade de cerca de 20 nós (aproximadamente 37 km/h).

A chegada ao novo Terminal Portuário de Outeiro, que foi inaugurado pelo Presidente Lula recentemente, será quase simultânea:

 

‘Quem imaginaria um navio de 6 mil pessoas aqui?’, diz Lula ao inaugurar terminal de cruzeiros da COP30 em Belém

A longa jornada sem passageiros

Como noticiado anteriormente pelo Portal World Cruises, os dois navios realizaram suas viagens de travessia da Europa sem passageiros a bordo, viajando apenas com suas tripulações.

O Costa Diadema partiu de Savona, na Itália, no dia 24 de outubro. Já o MSC Seaview, que será o maior navio da temporada brasileira 2025/2026, partiu de Barcelona, na Espanha, no dia 25 de outubro.

Enquanto o Diadema fez uma parada técnica em Barcelona, o Seaview escalou Las Palmas, nas Ilhas Canárias, antes de cruzar o Atlântico.

‘Maior navio da temporada’, MSC Seaview já está a caminho de Belém para ser hotel na COP30

Solução de hospedagem para a COP30

novo porto Belém COP30
Cais do Porto de Outeiro, que foi ampliado para receber os navios da COP30

Juntos, os navios adicionarão cerca de 6.000 leitos à capacidade hoteleira de Belém, que conta com apenas 18 mil lugares em hotéis.

De acordo com o Governo Federal, a medida foi importante para receber os participantes do evento, que deve reunir mais de 50 mil pessoas na capital paraense.

Após o término da COP30, em 22 de novembro, as duas embarcações seguirão viagem para o Sudeste, onde iniciarão suas temporadas regulares de cruzeiros para destinos como Santos, Itajaí, Salvador e Maceió.

Governo confirma contratação de dois navios para a COP30 em Belém; confira detalhes

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de AIS) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Governo Federal