
Balneário Camboriú recebe, nesta segunda-feira (26/1), sua primeira operação oficial de embarque de passageiros. Cerca de 300 hóspedes sobem a bordo do MSC Preziosa no Atracadouro Barra Sul para iniciar uma viagem internacional rumo a Punta del Este.
O procedimento inédito marca uma mudança significativa para a cidade catarinense, que até então recebia apenas escalas em trânsito.
A autorização para realizar check-in e despacho de bagagens foi concedida após o terminal se tornar a primeira Instalação Portuária de Turismo (IPTUR) alfandegada do Brasil.
Projeto de 7 anos

A operação desta segunda-feira é a conclusão de um ciclo de investimentos e planejamento. Conforme adiantado pelo Portal World Cruises em setembro, a adaptação do terminal para receber embarques foi realizada ao longo de sete anos.
Na ocasião, Gustavo Bauer, Gerente de Operações do Atracadouro Barra Sul, disse que o objetivo é atender a demanda regional.
“Queremos captar um mercado que acreditamos estar adormecido na nossa região, que é o do pessoal que às vezes acaba não fazendo [um cruzeiro]”, explicou o executivo.
Para viabilizar o fluxo de hoje, a estrutura do terminal passou por obras de expansão, dobrando de tamanho para comportar os trâmites de segurança e alfândega exigidos pela Receita Federal e Polícia Federal.
Após sete anos de trabalho, Balneário Camboriú terá embarques de cruzeiro da MSC na temporada
Operação da temporada
De acordo com a Prefeitura de Balneário Camboriú, a cidade receberá mais de 160 mil passageiros na temporada 2025/2026, com cerca de 45 escalas. A estação começou em novembro e segue até o dia 2 de abril.
Para o embarque inaugural do MSC Preziosa, a Prefeitura mobilizou equipes da Guarda Municipal e da BC Trânsito para organizar o fluxo de veículos e pedestres na região da Barra Sul.
Para conferir a programação completa de escalas de navios de cruzeiro em Balneário Camboriú na temporada, clique aqui ou no link a seguir.
Escalas de Navios de Cruzeiro em Balneário Camboriú na temporada 2025/2026
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Prefeitura de Balneário Camboriú) / Imagens (©) Copyright Prefeitura de Balneário Camboriú













