O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna (SC), confirmou na noite da última terça-feira (30/12), o diagnóstico da paciente que precisou ser evacuada de um navio de cruzeiro na tarde anterior. Segundo nota oficial, exames laboratoriais atestaram que a mulher, de 57 anos, contraiu meningite bacteriana.

A confirmação explica o desembarque emergencial noticiado anteriormente pelo Portal World Cruises, quando a embarcação desviou de sua rota original para se aproximar dos Molhes da Barra e realizar uma operação de resgate.

O navio envolvido, identificado como o Costa Diadema, havia partido de Santos no domingo (29/12) e seguia em direção a Buenos Aires, na Argentina.

A paciente, residente em Balneário Camboriú, foi retirada da embarcação com auxílio de um tender e apoio do Corpo de Bombeiros.

Em cena incomum, navio de cruzeiro desvia da rota e se aproxima da orla em Santa Catarina

Quadro clínico e isolamento

meningite navio cruzeiro
Costa Diadema fundeado a cerca de meia milha da entrada do canal de acesso ao porto de Laguna

De acordo com o comunicado da Prefeitura de Laguna e do hospital, a paciente foi submetida a um protocolo rigoroso de investigação, incluindo ressonância magnética e coleta de líquor.

O tratamento com antibióticos em dose neurológica foi iniciado imediatamente após a admissão no hospital.

A Prefeitura de Laguna afirmou que a passageira permanece internada em isolamento, sob acompanhamento contínuo da equipe médica. Amostras foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) para identificar a tipagem exata da bactéria.

O caso está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica e pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

Sem surto

Apesar da confirmação da doença — que pode ser transmitida por secreções respiratórias em ambientes fechados —, a Secretaria de Saúde de Laguna destacou que todas as medidas de vigilância e profilaxia estão sendo adotadas e reforçou que “não há indicação de surto no município até o momento”.

O navio seguiu viagem após a operação de desembarque, chegando à Argentina normalmente nesta quarta-feira (31/12).

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Prefeitura de Laguna) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Corpo de Bombeiros/Capitania dos Portos de SC