A reta final da temporada brasileira de cruzeiros 2025/2026 contará com a presença daquele que é considerado pela crítica especializada como o navio mais luxuoso em operação.

O Europa 2, embarcação da alemã Hapag-Lloyd Cruises, tem passagem confirmada pelo litoral nacional no mês de março, com escalas em três destinos.

Comissionado em 2013, o navio ostenta o título de número um do mundo no renomado Berlitz Guide to Cruising & Cruise Ships, livro de Douglas Ward considerado uma grande referência do setor.

Assim como seu companheiro de frota, o Europa, as embarcações são as únicos a deter a classificação 5-estrelas-plus do guia, a distinção mais alta concedida pela publicação.

Diferente dos gigantes que frequentam a costa brasileira com milhares de passageiros, o Europa 2 aposta na exclusividade extrema: transporta apenas 500 hóspedes, oferecendo um dos maiores índices de espaço por passageiro de toda a indústria de cruzeiros.

Roteiro exclusivo no Brasil

Logotipo da Hapag-Lloyd na chaminé do navio

A passagem do Europa 2 pelo país acontece em dois itinerários diferentes, que conectam à América do Sul ao continente europeu. O navio chega ao Brasil proveniente de uma viagem que começa em Valparaíso, no Chile, e contorna o extremo sul do continente.

Após visitar Ushuaia e Buenos Aires, na Argentina, e Montevideo, no Uruguai, a embarcação atraca no Rio de Janeiro no dia 26 de março de 2026, às 19h, para um pernoite no Pier Mauá.

No dia seguinte (27/3), o navio inicia um novo itinerário partindo do Rio rumo às Ilhas Canárias. Antes de cruzar o Atlântico, o Europa 2 fará escalas no Nordeste, passando por:

  • Salvador no dia 30 de março (08h às 19h);
  • E Recife no dia 1 de abril (08h às 18h).

Após deixar a capital pernambucana, o navio segue para Cabo Verde antes de encerrar sua viagem em Tenerife.

O que faz do Europa 2 “melhor do mundo”?

Lançado em 2013, o Europa 2 foi projetado para oferecer uma experiência de luxo mais relaxada e contemporânea, sem “noites de gala” obrigatórias, mas com serviço e características de alto padrão.

Entre os diferenciais do navio estão uma galeria de arte que traz uma das maiores coleções de peças em alto-mar, com 890 obras originais exclusivamente comissonadas. O acervo inclui peças de ícones contemporâneos como Damien Hirst e David Hockney.

Outra característica do navio é a alta oferta de restaurantes, com sete diferentes opções para um número reduzido de hóspedes, garantindo que não existam filas ou turnos fixos de jantar. O Europa 2 ainda traz suítes espaçosas, com um total de 251 cabines com varanda e áreas de convivência.

Com cruzeiros voltados primariamente ao mercado alemão, a Hapag-Lloyd é hoje parte do Grupo Royal Caribbean através de joint venture com o grupo TUI Ag.

Histórico no país

Esta não é a primeira vez que a Hapag-Lloyd traz o navio ao litoral brasileiro. A estreia do Europa 2 no país ocorreu na temporada 2014/2015, quando realizou escalas em Itajaí, Ilhabela, Búzios e Ilhéus, além de Rio e Salvador. Na ocasião, o navio tinha apenas dois anos de operação.

Durante sua passagem, o navio também acabou realizando uma escala não programada em Santos por conta de emergência médica.

Europa 2 faz escala não programada em Santos

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella