
A temporada de cruzeiros no Amazonas registrou uma nova escala neste domingo (7/12) com a chegada do Volendam ao Porto de Manaus.
A embarcação da Holland America Line visitou a capital amazonense trazendo a bordo um total mais de 2 mil pessoas, entre pouco mais de 1,4 mil passageiros e cerca de 600 tripulantes.
Após o Oceania Insignia, o Volendam foi o segundo navio de cruzeiros a visitar a cidade nesta estação. Vinda da comunidade de Boca da Valéria, em Parintins, a embarcação permaneceu em Manaus por dois dias, permitindo a seus hóspedes atrações locais e serviços turísticos.
Conheça o Volendam, suas características técnicas e histórico:
Recepção com sementes de açaí e folclore
Para receber os visitantes, a Amazonastur organizou uma operação especial de receptivo junto ao desembarque do Volendam.
Os turistas foram acolhidos com colares de sementes de açaí, mapas da cidade e apresentações de música e dança regionais.
“É um bem-vindo que fazemos não só com palavras, mas com a nossa cultura, com o folclore, a música, os caboclos, os povos indígenas e todo o nosso patrimônio”, destacou Marcel Alexandre, presidente da Amazonastur.
“É um conjunto que envolve também a gastronomia, o preparo do nosso trade para receber bem e a comunicação afinada entre as equipes para garantir o resultado que buscamos,” acrescentou.
Próximas paradas e impacto milionário

Após a estadia em Manaus, o Volendam segue viagem nesta segunda-feira (8/12) para o município de Parintins, onde fez uma breve parada antes de deixar o estado.
A temporada de cruzeiros no Amazonas ainda contará com a escala de outros quatro navios, incluindo um retorno do Insignia, previsto para 2 de fevereiro de 2026.
De acordo com a Amazonastur, a expectativa é que o fluxo total de turistas seja de cerca de 6,4 mil pessoas, gerando uma movimentação econômica de R$ 8,3 milhões na região.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Agência Amazonas) / Imagens (©) Copyright Kayro Renan/Amazonastur













