
Encerrando um longo capítulo de sua curta carreira, o SH Minerva voltou a navegar há algumas semanas. Após passar quase três anos desativado no Uruguai, o navio de expedição retomou operações para a Swan Hellenic no começo de novembro.
Construída em 2021, a embarcação de alto padrão não realizava cruzeiros desde o início de 2022, quando precisou ser imobilizada por questões geopolíticas.
O retorno ao serviço foi marcado por uma cerimônia simbólica em Montevideo, idealizada pela Swan Hellenic para celebrar o “novo começo” do navio.
Após partir da capital uruguaia, o SH Minerva seguiu para Buenos Aires, na Argentina, de onde iniciou uma viagem de expedição de 17 noites rumo à Antártica.
Por que o navio ficou tanto tempo parado?

Construído na Finlândia e entregue no final de 2021, o SH Minerva navegou por apenas alguns meses antes ser obrigado a parar. Na ocasião, um imbróglio geopolítico forçou a Swan Hellenic a imobilizar o navio, que tem capacidade para cerca de 150 passageiros.
Embora operado pela companhia, que foi relançada em 2021, o navio pertencia a uma empresa russa de leasing, a GTLK.
Com a eclosão do conflito entre Rússia e Ucrânia e as consequentes sanções internacionais, a embarcação sofreu sanções e ficou “presa” no porto de Fray Bentos, no Uruguai, desde maio de 2022.
A situação só foi resolvida em meados de agosto deste ano, quando a Swan Hellenic conseguiu readquirir o navio, permitindo sua preparação para o retorno.
Com futuro indefinido, navio de cruzeiro segue atracado no Uruguai desde 2022
Futuro na Antártica e Ásia
Agora reintegrado à frota, o SH Minerva se junta ao seus companheiros de frota, o SH Vega e o SH Diana para a temporada de expedições rumo à Antártica.
Com embarque no porto argentino de Ushuaia, os itinerários do navio incluem navegação na Península Antártica, Geórgia do Sul e Ilhas Falkland.
Após a temporada no Polo Sul, o SH Minerva realiza os primeiros itinerários da nova Swan Hellenic na região da Ásia-Pacífico em 2026, com roteiros exóticos passando por Papua Nova Guiné, Indonésia e Japão.
Encontro de gêmeos em Montevideo

Antes de iniciar sua jornada com passageiros, o SH Minerva protagonizou um momento histórico para a companhia em Montevideo.
O navio encontrou-se com o SH Vega, marcando a primeira vez que duas embarcações da frota da Swan Hellenic partiram juntas de um mesmo porto.
Após passagem pelo litoral brasileiro, o navio realizava o trecho final de sua viagem posicional rumo à Antártica para a temporada 2025/2026.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Industry News) / Imagens (©) Copyright Swan Hellenic













