
A temporada de cruzeiros 2025/2026 começou, e com ela, uma das mudanças da MSC Cruzeiros entrou oficialmente em vigor no Brasil: o limite de 15 bebidas alcoólicas por dia nos pacotes de bebida.
A restrição, que acaba com o consumo ilimitado anterior, foi confirmada na prática pelo Portal World Cruises, que esteve a bordo do MSC Preziosa no final de outubro.
Anunciada pela companhia em dezembro de 2024, a mudança entrou em vigor no começo de abril para destinos internacionais. No Brasil, no entanto, a restrição só passou a valer para a temporada atual, que conta com quatro navios partindo do país.
Oficialmente aberta: MSC Preziosa chega a Santos para iniciar temporada de cabotagem; veja fotos
Como funciona o novo limite de 15 bebidas

A nova regra se aplica a todos os pacotes de bebida que incluem álcool (Easy e Premium Extra) e funciona da seguinte forma:
- 15 bebidas alcoólicas: cada passageiro tem um limite diário de 15 bebidas alcoólicas, incluindo coquetéis, taças de vinho, cervejas e doses de destilados;
- Reset às 6h da manhã: a contagem é zerada diariamente às 6h da manhã, e não 24 horas após o primeiro drink;
- Bebidas não alcoólicas ilimitadas: o limite não se aplica a bebidas não alcoólicas, como refrigerantes, sucos, cafés e água, que continuam ilimitadas dentro do pacote contratado.
O Portal World Cruises constatou a bordo do MSC Preziosa que o sistema dos bares já está atualizado. Ao solicitar uma bebida, o sistema informa ao tripulante o número de drinks já consumidos pelo hóspede no dia.
O passageiro pode acompanhar a contagem através da nota recebida após o pedido (foto), que traz o número de bebidas consumidas e quantas ainda estão disponíveis.
Antes sem restrição, pacotes da MSC Cruzeiros passam a contar com limite de bebida alcoólicas
Regra vale até para o MSC Yacht Club

A restrição também afeta os hóspedes da categoria de luxo MSC Yacht Club, mas com uma particularidade. O consumo de bebidas alcoólicas permanece ilimitado dentro das áreas privativas do Yacht Club (como o Top Sail Lounge, o restaurante exclusivo e a área da piscina).
No entanto, caso o hóspede do Yacht Club consuma bebidas nos bares e restaurantes do restante do navio, um limite também será aplicado.
Mudança segue tendência internacional e fim do ‘Easy Plus’

A implementação do limite de 15 bebidas alcoólicas pela MSC segue uma tendência já adotada por outras grandes companhias de cruzeiro, como a Carnival Cruise Line, que também aplica a mesma restrição.
A mudança na política de bebidas veio acompanhada da extinção do pacote intermediário ‘Easy Plus’. Com isso, a MSC simplificou sua oferta, disponibilizando agora apenas o pacote Easy (com bebidas até 9 euros) e o Premium Extra (com bebidas até 14 euros), além das opções sem álcool.
A MSC também vem trabalhando em um projeto piloto para remoção de garrafas plásticas de água que entrou em vigor a bordo do MSC World Europa e deve ser estendido para o restante da frota.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Portal World Cruises













