
Santa Catarina pode uma nova atração nos próximos anos com o Porto Park. De acordo com seus idealizados, o projeto inclui um complexo de entretenimento e gastronomia sobre as águas na orla de Balneário Piçarras.
O projeto, que prevê um investimento inicial de mais de R$ 200 milhões, funcionará como um parque de diversões flutuante em um píer gigante de 360 metros de extensão.
A estrutura foi projetada para servir como uma Instalação Portuária de Turismo (IPTur), com capacidade para receber escalas de navios de cruzeiro.
O que é o Porto Park?

De acordo com seus idealizados, o projeto, que recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) em 2023, visa criar um novo hub de lazer nos moldes de píeres famosos dos Estados Unidos e Europa.
Localizado na foz do Rio Piçarras, próximo ao Beto Carrero World, o Porto Park terá dois pavimentos e mais de 10 mil metros quadrados de área construída. O projeto prevê:
- Um parque temático com cerca de 20 a 30 atrações, incluindo atracações como roda gigante, torre de observação, barco viking e Carrossel;
- Um centro comercial com 81 lojas, bares e restaurantes;
- Uma marina com atracadouro para 120 barcos;
- Um terminal de passageiros para transporte marítimo e cruzeiros.
Leia também: ‘Copia e cola’ de Miami: conheça os segredos do projeto do novo terminal de cruzeiros de Santos
‘Copia e cola’ de Miami: conheça os segredos do projeto do novo terminal de cruzeiros de Santos
Novo terminal de cruzeiros autorizado pela ANTAQ

A autorização da ANTAQ, emitida em setembro de 2023, permite que a Flomar Transportes Aquaviários Ltda, empresa por trás do projeto, opere a instalação portuária por, ao menos, 25 anos.
Em seu relatório, a ANTAQ destacou que o Porto Park terá uma plataforma de embarque e desembarque de passageiros de mais de 11.600 m².
O órgão destacou que o projeto visa fomentar o turismo na localidade e no Estado de Santa Catarina. Segundo seus idealizadores, o terminal poderá integrar os itinerários de cruzeiros nacionais, recebendo até 38 mil passageiros por ano.
Próximos passos
O projeto está atualmente em fase de licenciamento ambiental. Ainda não há previsão oficial para o início das obras ou data de inauguração.
Além de Piçarras, outros destinos em Santa Catarina desejam receber navios de cruzeiro. Em entrevista recente com o Portal World Cruises, o presidente executivo da CLIA Brasil, Marco Ferraz, detalhou projetos como o de Penha. Confira:
Cansado dos mesmos roteiros? Conheça as cidades que podem entrar no mapa dos cruzeiros no Brasil
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Porto Park e Antaq) / Imagens (©) Copyright Porto Park













