O Roald Amundsen, um dos navios de expedição mais avançados do mercado, atracou em Fortaleza na manhã deste sábado (18/10).

Em escala não programada, a embarcação da HX Expeditions (antiga Hurtigruten) passou pela capital cearense em escala técnica, sem passageiros a bordo.

Pioneiro na propulsão híbrida a bateria, o Roald Amundsen passou o dia atracado no Termap, seguindo viagem pouco depois das 18h.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

A viagem de travessia para a Antártica

Hurtigruten
Navio entrou em operação em 2019

Como noticiado anteriormente pelo Portal World Cruises, a passagem do Roald Amundsen pelo Brasil faz parte de sua viagem de reposicionamento rumo à Antártica, onde irá operar durante a temporada 2025/2026.

Após encerrar itinerários pelo Ártico, o navio partiu de St. John’s, no Canadá, no último dia 5 de outubro, cruzando o Atlântico rumo à América do Sul.

A parada em Fortaleza serviu para reabastecimento de combustível, além de embarque de suprimentos.

Agora navegando rumo a Buenos Aires, o Roald Amundsen recebe passageiros no próximo dia 29, partindo da capital argentina para a Antártica. O roteiro de 17 noites também inclui parada nas Ilhas Falkland.

Navio híbrido pioneiro faz parada surpresa em Fortaleza a caminho da Antártica; entenda o motivo

Operação semelhante em Salvador

temporada de cruzeiros antecipada
National Geographic Explorer durante visita a Ilhéus em 2022

O Roald Amundsen é o segundo navio a realizar uma operação do tipo na temporada 2025/2026.

Antes, no final de setembro, o National Geographic Explorer, da Lindblad Expeditions, já havia realizado uma escala técnica em Salvador.

Outros dois navios de expedição também estão no Brasil para roteiros com passageiros: o Seabourn Venture e o Scenic Eclipse.

O primeiro navio da temporada já chegou ao Brasil (mas não havia nenhum passageiro a bordo)

Um pioneiro da propulsão híbrida

Lançado em 2019, o Roald Amundsen foi um dos primeiros navios de cruzeiro do mundo equipado com um sistema de propulsão híbrido, capaz de navegar por curtos períodos utilizando apenas baterias, de forma silenciosa e com zero emissões.

Projetado para operar em águas polares, o navio da HX Expeditions tem capacidade para cerca de 600 passageiros e conta com diferenciais como drones subaquáticos (ROVs) para exploração, que podem transmitir imagens ao vivo do fundo do mar.

Após o Roald Amundsen, Fortaleza deve voltar a receber navios de cruzeiros no final deste mês, com escala do SH Vega, confira a programação completa.

Escalas de Navios de Cruzeiro em Fortaleza na temporada 2025/2026

O “esquenta” da temporada de cruzeiros

Scenic Eclipse
Scenic Eclipse em sua primeira e única escala no Porto de Santos, no dia 9 de abril de 2020. Foto © Daniel Capella

A passagem de navios de expedição como o Roald Amundsen marca o “esquenta” para a temporada de cruzeiros no Brasil.

A abertura oficial da estação com passageiros ocorreu no último dia 6 de outubro, com a chegada do Scenic Eclipse em Recife.

Já a temporada de cabotagem, com foco no público brasileiro, será inaugurada pelo MSC Preziosa, que inicia sua primeira viagem a partir de Santos em 26 de outubro.

Faltam menos de 10 dias: temporada de cruzeiros no Brasil começa no dia 26 com o MSC Preziosa

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright HX Expeditions, CODEBA e Daniel Capella