
Primeiro navio da cruzeiros a visitar o Brasil na temporada 2025/2026, o National Geographic Explorer atracou em Salvador nesta terça-feira (30/9). Operado pela Lindblad Expeditions, o navio realizou escala técnica na capital baiana sem passageiros a bordo.
Projetada para cruzeiros de expedição, a embarcação atracou em Salvador já na manhã, seguindo viagem para Montevideo, no Uruguai, por volta das 17h30. A visita antecipa em uma semana o início oficial das operações com passageiros no país.
A viagem do National Geographic Explorer

O National Geographic Explorer já navega rumo ao sul para sua temporada na Antártica. Após encerrar uma série de itinerários no Ártico, o Explorer partiu de St. John’s, no Canadá, no dia 18 de setembro, permanecendo em alto-mar por 12 dias.
A parada em Salvador serviu para embarque de suprimentos, além de abastecimento de combustível.
O próximo cruzeiro do navio parte do Chile em 10 de outubro, em um roteiro pelos fiordes chilenos e Patagônia, antes de iniciar suas viagens de exploração para a Antártica.
O Portal World Cruises havia adiantado a chegada do navio ainda no dia 20 de setembro, confira:
Temporada de cruzeiros no Brasil é antecipada com a chegada de um navio sem passageiros
Início oficial da temporada segue em outubro

Apesar da chegada antecipada do Explorer, o início oficial da temporada com passageiros a bordo segue mantido para a primeira semana de outubro. O Scenic Eclipse será o primeiro a chegar com hóspedes, em uma escala em Recife no dia 6 de outubro.
A temporada de cabotagem, com foco no público brasileiro, será aberta no final do mês pelo MSC Preziosa, que inicia sua primeira viagem regular a partir de Santos no dia 26 de outubro.
Temporada de cruzeiros 2025/2026 no Brasil terá 3 ‘inícios’ diferentes; o 1º já é nesta terça
Um velho conhecido do Brasil
Embora a visita deste ano tenha sido apenas técnica, o National Geographic Explorer é um velho conhecido dos portos brasileiros e já foi responsável por abrir oficialmente diversas temporadas no passado.
Em 2022, por exemplo, o navio abriu a estação em outubro, visitando Belém, Fortaleza, Recife, Ilhéus e Salvador. O mesmo ocorreu em 2014/2015 e em outras temporadas.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright CODEBA, Sergio Ferreira e Daniel Capella