A temporada de cruzeiros 2025/2026 ainda não começou oficialmente, mas a movimentação de navios na costa do Brasil já foi iniciada. Nos últimos dias, duas embarcações de expedição cruzaram o litoral nacional, sem passageiros.

Navegando em sentidos opostos, o antigo Ocean Adventurer e o Expedition foram os primeiros a passar pelo litoral nacional nessa temporada. Em viagens de reposicionamento, as embarcações seguiam rumo à Antártica e a Europa, respectivamente.

Os navios, inclusive, se cruzaram em águas brasileiras, passando próximos um do outro ao norte de Salvador, no litoral da Bahia, na última semana.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

A ‘passagem de bastão’ em alto-mar

Os dois navios são operados pela G Adventures, que realiza uma modernização de sua frota para a temporada 2025/2026. Especializada em cruzeiros de expedição para destinos polares, a companhia adquiriu o antigo Ocean Adventurer em maio.

Sendo preparado para iniciar suas operações na Antártica, o navio passou a se chamar Expedition e segue para o Uruguai sem passageiros a bordo.

Já o antigo Expedition se despede da frota da companhia após diversas temporadas oferecendo cruzeiros para destinos remotos nos polos norte e sul.

O novo Expedition, a caminho da Antártica

preparativos temporada de cruzeiros 2025/2026
Antigo Ocean Adventurer foi o primeiro a passar pelo litoral brasileiro

Antes operado pela Quark Expeditions, o novo Expedition é propriedade da SunStone Ships e operará para a G Adventures sob contrato de afretamento. O navio de expedição partiu da Europa e se dirige ao Uruguai para os preparativos finais antes de sua viagem inaugural, que está marcada para o fim de outubro.

Com capacidade para 117 hóspedes, a aquisição da embarcação faz parte de uma estratégia da G Adventures para reforçar seu programa de expedições polares.

Em sua primeira viagem, o navio oferece um cruzeiro para a Geórgia do Sul, as Ilhas Falkland e a Antártica partindo de Buenos Aires, na Argentina. O Expedition passa então a oferecer itinerários para a Antártica partindo de Ushuaia, também na Argentina.

A despedida do veterano com futuro incerto

Antigo Ocean Adventurer foi o primeiro a passar pelo litoral brasileiro
Navios da G Adventures operam na Antártica e Ártico

Realizando a viagem no sentido contrário, o antigo Expedition está deixando a frota da companhia após mais de uma década de operações para a G Adventures. A embarcação, que entrou em serviço nos anos 1980, segue para o Norte da Europa e não teve seu destino final divulgado.

Originalmente construído como um cruiseferry, o navio tem capacidade para cerca de 200 passageiros e conta com casco resistente a gelo, além de equipamentos para cruzeiros de expedição.

National Geographic Explorer abre temporada de cruzeiros no Brasil

O prelúdio da temporada: por que tantos navios passam pelo Brasil agora?

A movimentação de navios de expedição é comum nesta época do ano e antecede a alta estação de cruzeiros na América do Sul. Após completar temporadas em regiões como o Ártico, a Islândia e o Alaska, as embarcações costumam seguir para a Antártica, principal destino para cruzeiros de expedição a nível mundial.

O Brasil, recebe operações do tipo nas próximas semanas, começando com o National Geographic Explorer, que se dirige para o continente antártico e passa por Salvador em escala técnica no dia 30.

Em seguida, o Scenic Eclipse se torna o primeiro navio com passageiros da temporada ao atracar em Recife no dia 6 de outubro. O SH Vega chega pouco depois, visitando Macapá em 20 de outubro. Ambos os navios também seguem para a Antártica.

Contagem regressiva: falta exatamente 1 mês para a abertura da temporada de cruzeiros no Brasil

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Rui Minas e SunStone Ships