
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a lista com a classificação sanitária individual dos 20 navios de cruzeiro que foram inspecionados nos portos brasileiros durante a temporada 2024/2025. O levantamento revelou que nove, ou 45% das embarcações, alcançaram o Padrão A, considerado um nível de excelência.
No total, 70% dos navios fiscalizados foram classificados como satisfatórios no nível B ou de alto padrão, no nível A. A pesquisa, que abrangeu o período de outubro de 2024 a maio de 2025, faz parte do programa de vigilância da agência.
Além de navios que realizaram cruzeiros regulares no Brasil, a Anvisa também avaliou embarcações que fizeram escalas no país durante viagens internacionais.
A lista completa da classificação da Anvisa
No total, 49 embarcações foram monitoradas pela agência, das quais 20 foram inspecionadas fisicamente. Confira a avaliação de cada navio:
Padrão A – Alto Padrão/Excelência

- Costa Diadema (Costa Cruzeiros);
- MSC Seaview (MSC Cruzeiros);
- Zaandam (Holland America Line);
- Vasco da Gama (Nicko Cruises);
- MSC Poesia (MSC Cruzeiros);
- Majestic Princess (Princess Cruises);
- Hanseatic Nature (Hapag-Lloyd);
- Crystal Serenity (Crystal Cruises);
- MSC Armonia (MSC Cruzeiros).
Padrão B – Satisfatório

- Seven Seas Mariner (Regent Seven Seas);
- Costa Favolosa (Costa Cruzeiros);
- Marina (Oceania Cruises);
- Costa Pacifica (Costa Cruzeiros);
- Villa Vie Odyssey (Villa Vie Residences).
Padrão C – Aceitável

- MSC Splendida (MSC Cruzeiros);
- Viking Sea (Viking);
- Artania (Phoenix Reisen).
Padrão D – Insatisfatório

- MSC Grandiosa (MSC Cruzeiros);
- SH Vega (Swan Hellenic);
- MSC Orchestra (MSC Cruzeiros).
Navios da próxima temporada tem nota alta
O destaque negativo da lista foi o MSC Grandiosa, maior navio da temporada 2024/2025, que recebeu a classificação “insatisfatória”. Os navios enquadrados no Padrão D foram notificados sobre exigências que precisavam ser cumpridas imediatamente.
Por outro lado, uma análise positiva para o futuro revela que boa parte dos navios da temporada 2025/2026, como o MSC Seaview, o Costa Diadema e o MSC Armonia, foram classificados com a nota máxima.
Como funciona a inspeção da Anvisa

As embarcações são classificadas em quatro padrões que atestam sua segurança sanitária com base em um sistema de pontos. Durante as inspeções, os fiscais sanitários da Anvisa verificam itens como águas recreacionais, alimentos, climatização, efluentes sanitários, hospital de bordo, limpeza e desinfecção, prevenção e controle de surtos e gerenciamento de resíduos sólidos.
Com o objetivo de prevenir e controlar surtos de doenças a bordo e nos portos, o programa foi criado em 2009 e já inspecionou mais de 135 navios deste então.
Os resultado dessas inspeções são disponibilizados para o público geral e podem ser acessados diretamente pelos passageiros, como o Portal World Cruises explica no especial a seguir.
Anvisa disponibiliza resultados de inspeções sanitárias em navios de cruzeiro
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Anvisa) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella