
O retorno dos navios de cruzeiro próprios da CVC pode acontecer já na temporada 2026/2027. De acordo com o A Tribuna, a operadora de turismo mira trazer de volta suas operações de cruzeiro a partir do final do próximo ano.
O prazo concreto foi confirmado pelo vice-presidente de Produtos e Pricing da CVC Corp, Fabio Mader, em entrevista publicada pelo jornal de Santos neste domingo (7/9).
Como noticiado anteriormente pelo Portal World Cruises, a empresa passou a avaliar a possibilidade de voltar a realizar seus próprios cruzeiros como uma resposta à redução de 30% na oferta de leitos para a temporada 2025/2026.
CVC pode voltar a ter operação de cruzeiros própria na temporada brasileira
Plano depende da oferta de MSC e Costa
Segundo Mader, a CVC aguarda a definição dos planos das companhias que operam no Brasil para a temporada 2026/2027. Caso a oferta de navios da MSC e da Costa não seja restabelecida aos níveis anteriores, a operadora buscará suas próprias soluções.
“Para 2026/2027, as empresas estão tentando aumentar essa oferta de leitos, mas MSC e Costa ainda não anunciaram essa recomposição“, disse o vice-presidente.

“Uma vez que anunciem, e caso não consigam recompor, a empresa está disposta a trazer uma nova capacidade, com nova armadora — seja com MSC ou Costa ou apoiando uma nova entrante”, afirmou Mader ao jornal.
“Estamos em conversas com as empresas para entender se há a capacidade de novos navios para o mercado”, acrescentou o executivo.
A redução na oferta de navios para a próxima temporada, que terá duas embarcações a menos, impactou negativamente os resultados financeiros da CVC em agosto.
Repercussão no Porto de Santos
Em contato com A Tribuna, o Concais também se manifestou sobre a possibilidade. Em nota enviada ao jornal, a empresa, que administra o terminal de cruzeiros de Santos, afirmou que “tomou conhecimento, pela imprensa, que a CVC avalia fretar navios”.
A empresa ainda ressaltou que a CVC já operou com navios fretados no passado, com saídas do Porto de Santos.
Histórico da CVC no setor de cruzeiros

A CVC tem um longo histórico na operação de cruzeiros no Brasil, tendo fretado navios para diversas temporadas entre 2003 e 2012, utilizando embarcações de companhias como Pullmantur, Ibero e Louis Cruises.
O auge da operação ocorreu na temporada 2008/2009, quando a CVC trouxe seis navios simultaneamente para a costa brasileira.
Em matéria recente, o Portal World Cruises avaliou o mercado e as opções de navio que podem estar disponíveis para uma retomada de operações próprias da CVC. Confira aqui ou no link a seguir.
Análise: veja quais navios a CVC pode utilizar para voltar a operar cruzeiros no Brasil
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de A Tribuna) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella