O Porto de Santos está atualmente no centro de uma série de discussões e projetos que visam expandir e modernizar sua infraestrutura para navios de cruzeiro.

Neste momento, quatro grandes projetos são estudados para as embarcações de lazer, com opções não só na cidade, mas também em municípios próximos. 

A seguir, o Portal World Cruises apresenta um resumo de cada um desses projetos, que se encontram em diferentes estágios de planejamento e licenciamento e contam com características e propostas distintas.

Novo Terminal Concais no Valongo, em Santos

O principal projeto para o setor de cruzeiros no Porto de Santos na atualidade é o que prevê a transferência do atual terminal do Concais para os armazéns históricos da região do Valongo.

Deixando a área que ocupa atualmente no Macuco, a empresa poderia construir instalações novas e mais modernas na nova localização, que fica na região do Centro Histórico de Santos.

Apesar de ter sido originalmente anunciada em 2022, a transferência segue com sem definição. Em uma das mais recentes atualizações, em julho do ano passado, o Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa apresentou uma proposta para mover o terminal para a área do Ecoporto, também no bairro do Valongo, mas a ideia foi descartada pelo Governo Federal no último mês de outubro.

terminal de cruzeiros Valongo santos
Projeto visa transferir o terminal de cruzeiros de Santos para o Valongo

Com isso, a Autoridade Portuária de Santos voltou a trabalhar com o projeto original, de 2022, que prevê a construção de uma estrutura totalmente nova sobre píeres que avançam sobre a água. Atualmente, não há um cronograma definido para o início das obras nem um projeto arquitetônico definitivo.

A ideia central por trás da transferência é colocar a operação de passageiros em área mais adequada no contexto do porto, integrando o terminal ao Centro Histórico de Santos e ao novo Parque Valongo, que ocupa parte dos armazéns históricos do complexo.

Além disso, o novo Concais contaria com píer dedicados aos cruzeiros e infraestrutura mais preparada à operação dos navios modernos, melhorando a experiência dos hóspedes e a eficiência operacional.

Porto de Santos: agora descartada, proposta de nova localização do terminal de cruzeiros completa um ano

Projeto Santos Vivo na Ponta da Praia, em Santos

Outro projeto em Santos é o do Santos Vivo, que prevê a construção de um novo terminal em uma área a ser aterrada no bairro da Ponta da Praia.

Idealizado pela Transbrasa, o projeto recebeu recentemente um sinal verde do Ministério de Portos e Aeroportos para um investimento de R$ 1,24 bilhão.

A ideia é criar um novo complexo turístico na região que, além de terminal de cruzeiros, contaria com outras atrações em uma ilha artificial, conectada à região do Aquário Municipal através de um píer.

Projeto Santos Vivo
Perspectiva do Santos Vivo, projeto de autoria da Transbrasa para a Ponta da Praia

Na ilha, estão planejados um parque aquático, hotel, shopping e escritórios, enquanto o píer deve abrigar o novo terminal de cruzeiros.

De acordo com os idealizadores, a estrutura contará com três berços de atracação, capazes de receber navios modernos simultaneamente, além de uma marina e outras áreas de lazer.

O projeto, que já havia recebido autorização da ANTAQ em 2024, agora avança para as próximas etapas de licenciamento ambiental e contratos.

Governo autoriza novo terminal de cruzeiros bilionário na Ponta da Praia, em Santos

Litoral Plaza Port em Praia Grande

Anunciado pelo Grupo Peralta, o projeto do Litoral Plaza Port prevê o primeiro terminal de cruzeiros do Brasil a ser integrado a um shopping center, o Litoral Plaza Shopping. O novo porto ficaria em Praia Grande, município da Baixada Santista localizado a cerca de dez quilômetros do centro de Santos.

Com um investimento estimado em mais de R$ 1 bilhão, o projeto está em fase de licenciamento e prevê a atracação de até dois navios de grande porte simultaneamente, em píer dedicado a ser construído.

Litoral Plaza Port
Litoral Plaza Port prevê terminal de cruzeiros integrado a shopping em Praia Grande

Um dos diferenciais do Litoral Plaza Port é justamente a conexão com o centro de compras, onde seriam realizadas as operações de check-in e embarque. Para ligar o novo píer ao shopping, o projeto prevê a construção de um túnel de 900 metros equipado com um VLT dedicado ao transporte de hóspedes.

De acordo com o Grupo Peralta, o novo terminal já possui autorizações da União e da Receita Federal e integrará um complexo turístico maior que inclui ainda uma unidade do hotel Hampton by Hilton e um centro de treinamento esportivo em parceria com a NR Sports, empresa da família de Neymar Jr.

O Portal World Cruises foi um dos primeiros veículos a anunciar o projeto, em matéria de dezembro de 2024, disponível neste link.

Praia Grande planeja novo píer para cruzeiros junto a shopping e marina

“Homeport” idealizado pela Prefeitura de São Sebastião

Outro terminal de cruzeiros que poderia rivalizar com o Concais é o “homeport” idealizado pela Prefeitura de São Sebastião. O projeto foi lançado antes da pandemia de COVID-19, tendo sido recentemente retomado pela administração do município do litoral norte paulista.

A ideia é construir um terminal dedicado a embarque e desembarque de passageiros, na região da Praia Grande. A proposta inclui um píer com dois berços e capacidade para receber até mesmo os maiores navios de cruzeiro do mundo.

Homeport São Sebastião
Homeport idealizado pela Prefeitura de São Sebastião

O projeto faz parte de um complexo turístico maior e tem como vantagens o a profundidade natural da região, que chega a 18 metros, além da proximidade com cinco aeroportos.

A iniciativa foi reapresentada a órgãos do setor em 2024 e agora busca definir seu modelo de implantação, como uma Parceria Público-Privada (PPP).

Prefeitura de São Sebastião retoma projeto de construção de terminal de cruzeiros

Texto (©) Copyright Daniel Capella/ Imagens (©) Copyright Daniel Capella e divulgação