
O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou o projeto de concessão do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) do Porto do Recife à iniciativa privada.
O contrato de arrendamento terá duração de 25 anos e prevê um investimento de R$ 10 milhões na modernização da estrutura, que foi construída para a Copa do Mundo FIFA 2014.
O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, no começo deste mês, durante reunião com o ministro do TCU, Augusto Nardes.
A previsão é que o edital para o leilão do terminal seja lançado ainda no segundo semestre de 2025 e que o novo operador administre o espaço até 2049.
Modernização visa aumentar capacidade em mais de 60%

O investimento que será realizado pelo futuro arrendatário tem como principal meta elevar a capacidade anual do terminal de 30 mil para 50 mil passageiros, um crescimento superior a 60%, disse o TCU.
O objetivo é que a movimentação de cruzeiristas retorne a níveis recordes, como o pico de mais de 50 mil passageiros registrado na temporada 2013/2014.
“O terminal de passageiros do Porto do Recife é uma das principais portas de entrada do turismo internacional do nosso estado”, disse o ministro Silvio Costa Filho.
“Com a requalificação, vamos potencializar a movimentação de cruzeiros, atraindo mais turistas estrangeiros e nacionais”, acrescentou.
Detalhes do projeto e do contrato de arrendamento

O projeto prevê uma reforma em uma área de mais de 15 mil m², com melhorias que incluem a renovação das áreas de espera e atendimento, atualização dos sistemas de segurança e a adaptação da infraestrutura de embarque para acessibilidade universal.
O contrato de arrendamento será de 25 anos e será definido pelo maior valor de outorga oferecido no leilão. O futuro operador também será responsável por investimentos adicionais para a manutenção do terminal ao longo do período.
“Essa obra vai ter um impacto positivo para Recife e Pernambuco. Vejo nessa requalificação uma grande oportunidade para aumentar a movimentação de passageiros, dinamizar a economia e gerar emprego e renda para a região”, disse o ministro do TCU, Augusto Nardes.
De acordo com a estimativa exclusiva do Portal World Cruises, Recife deve receber mais de 15 escalas de navios de cruzeiro na temporada 2025/2026. Para conferir a programação completa, clique aqui ou no link a seguir.
Escalas de Navios de Cruzeiro em Recife na temporada 2025/2026
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Ministério dos Portos e Aeroportos) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Governo Federal