A baía de Santos não terá um navio de cruzeiro fundeado em suas águas para a virada 2025/2026. Após receber uma operação inédita na temporada passada, quando contou pela primeira vez com um navio de passageiros para a festa de Réveillon, a cidade não voltará a receber embarcações do tipo para à queima de fogos na noite de 31 de dezembro.

Na ocasião, a manobra foi celebrada pelas autoridades como um marco na relação entre a cidade e a indústria. A ausência frustra a expectativa de que a escala se tornasse uma tradição no calendário santista, que conta com um dos maiores espetáculos pirotécnicos do país.

Nesta temporada, a frota que atua na costa brasileira estará concentrada quase inteiramente no Rio de Janeiro durante o Ano Novo, deixando a orla santista sem navios.

Costa Pacifica chega a Santos para queima de fogos

Estreia com a Costa

navios Réveillon Santos 2026
O Costa Pacifica foi o primeiro a fundear em Santos para queima de fogos

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

Após alguns anos tentando garantir uma escala para o período, a cidade estreou nos roteiros de Ano Novo na virada de 2024 para 2025, quando o Costa Pacifica fundeou em frente à orla santista na noite do dia 31.

Na ocasião, a manobra permitiu que cerca de 3,8 mil passageiros e mais de mil tripulantes assistissem aos fogos a bordo.

A operação foi anunciada em uma solenidade na Prefeitura de Santos, com o presidente executivo da Costa para as Américas, Dario Rustico, classificando a escala como uma “homenagem” aos 76 anos de parceria entre a armadora e a cidade.

Costa Cruzeiros e Prefeitura de Santos anunciam escala na cidade durante o Ano Novo

Tentativa anterior

Antes da operação com o navio da Costa, a cidade já havia planejado uma estreia similar. A temporada 2020/2021 previa a presença do MSC Sinfonia na baía durante a virada.

A embarcação ficaria fundeada com passageiros argentinos e brasileiros, mas a pandemia de Covid-19 levou ao cancelamento de toda a temporada nacional, impedindo a realização do plano. A MSC Cruzeiros não voltou a agendar operação semelhante nos anos seguintes.

Em operação inédita, MSC Sinfonia assistiria queima de fogos em Santos

Onde estarão os navios agora?

resgate Marinha navio cruzeiro
MSC Sinfonia chegou a ter operação de Ano Novo em Santos confirmada 

Enquanto Santos não terá embarcações, a praia de Copacabana receberá sete navios nesta virada, incluindo todos da MSC Cruzeiros que realizam temporada regular no Brasil. A praia carioca ainda recebe um navio da Costa e um da alemã Plantours & Partner.

A Costa Cruzeiros, que realizou a operação em Santos no ano passado, terá dois navios na América do Sul nesta noite, mas ambos distantes do litoral paulista:

  • Costa Favolosa: estará fundeado em Copacabana junto a outros seis navios;

  • Costa Diadema: navega entre Buenos Aires, na Argentina, e Montevideo, no Uruguai, durante a noite do dia 31. O trajeto é parte de um roteiro de sete noites para a região do Prata.

Já na temporada 2024/2025, além de Copacabana e Santos, uma terceira cidade recebeu um navio durante a virada: Punta del Este no Uruguai.

Réveillon 2025/2026: Sete navios estarão em Copacabana para a queima de fogos; veja lista

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella