
Informações que circularam na imprensa baiana no final deste mês afirmam que a MSC Cruzeiros teria cancelado suas operações em Ilhéus na próxima temporada em resposta a um protesto de taxistas realizado no último dia 22.
A informação, no entanto, não procede. A companhia de fato não visitará o destino na próxima estação, mas o fato não se deve a nenhum cancelamento repentino.
Como apurado pelo Portal World Cruises, o Porto de Ilhéus nunca figurou nos itinerários da MSC Cruzeiros para a temporada 2026/2027.
Os planos para a estação foram anunciados em outubro e, desde o começo, não preveem paradas regulares na cidade baiana.
A ausência é consequência de uma reestruturação da oferta da companhia para a estação, que terá uma troca total de navios. Além da frota renovada, a MSC irá atualizar seus roteiros, diminuindo a oferta de cruzeiros para o Nordeste.
O real motivo: mudança de roteiros

Ou seja, ao contrário do que foi veiculado por sites locais como O Tabuleiro, que atribuíram a decisão ao bloqueio realizado pelos motoristas, o planejamento da MSC já havia sido definido e anunciado meses antes da greve.
Para a temporada 2026/2027, a armadora escalou apenas um navio para realizar roteiros regulares rumo ao Nordeste: o estreante MSC Virtuosa.
O gigante da classe Meraviglia substituirá o MSC Seaview e fará itinerários de sete noites partindo de Santos. Seu trajeto, porém, contempla apenas paradas em Salvador, Maceió e Búzios, sem escalas no sul da Bahia.
Já o MSC Armonia, navio que hoje é responsável pelas escalas semanais no Porto de Malhado com o roteiro “Super Nordeste”, deixará de operar no Brasil. O itinerário estreou em dezembro e parte do Rio de Janeiro, realizando paradas em Salvador e Maceió, além de Ilhéus.
A embarcação será substituída no Rio de Janeiro pelo MSC Lirica, que realizará embarques no Rio, mas oferecerá itinerários bem diferentes.
Em vez de seguir rumo ao Nordeste, o navio original da classe Lirica navega pelas regiões Sul e Sudeste, partindo também de Itajaí e Paranaguá. Os roteiros semanais contarão com paradas em outras cidades, como Ilhabela, Búzios e Angra dos Reis.
“Super Nordeste”: MSC inicia operação regular de novo itinerário que visita 3 estados em 7 noites
O boato do protesto

Além de O Tabuleiro, outros veículos e influenciadores chegaram a publicar que a decisão de “bater o martelo” contra Ilhéus teria ocorrido no dia 22 de janeiro, após taxistas protestarem bloqueando o acesso de ônibus turísticos ao porto.
O site citado chega a dizer que a MSC “definiu que não operará no Porto de Ilhéus durante toda a temporada 2026/2027” como resposta ao incidente.
Em análise mais aprofundada da situação, o portal Ilhéus Eventos destacou que a exclusão da cidade “já vinha se desenhando há anos” e apontou motivos operacionais, como “insatisfação com as taxas portuárias“, “dificuldades logísticas” e a concorrência com destinos mais competitivos como Maceió.
A capital alagoana, inclusive, tomou o lugar de Ilhéus no roteiro rumo ao Nordeste que é atualmente oferecido pelo MSC Seaview. A mudança foi noticiada pelo Portal World Cruises ainda em 2020 e, por conta da pandemia, passou a valer na temporada 2021/2022.
Confira a programação completa de escalas de cruzeiros no Porto de Malhado, em Ilhéus, na temporada 2025/2026 em página exclusiva do Portal World Cruises!
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella













