Com a proximidade da temporada de cruzeiros na Antártica, a costa brasileira voltou a testemunhar nos últimos dias a passagem de diversos navios de expedição nas últimas semanas.

Assim como costuma ocorrer anualmente, embarcações especializadas de diferentes companhias passaram ao largo do litoral, sem passageiros a bordo e sem realizar escalas em portos nacionais.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

A ‘fila’ de navios rumo ao sul

por que navios de expedição passam pelo Brasil
Navios de expedição navegando ao largo do Brasil em reprodução do CruiseMapper

Entre os navios que passaram pela costa brasileira recentemente estão o Sea Spirit (Poseidon Expeditions), Ortelius (Oceanwide Expeditions), Greg Mortimer (Aurora Expeditions), Seaventure (66º Expeditions) e o Ocean Albatros (Albatros Expeditions).

A movimentação incluiu ainda o Ultramarine (Quark Expeditions), a dupla National Geographic Endurance e National Geographic Resolution (Lindblad Expeditions), além do World Traveller (da Mystic Cruises/Atlas Ocean Voyages).

Outros navios que também passaram pela costa brasileira são o Fram, da HX Expeditions, e o Silver Wind, da Silversea Cruises, além do novo Expedition, da G Adventures.

Navio de expedição híbrido, Roald Amundsen faz parada ‘surpresa’ em Fortaleza

Escalas técnicas e com passageiros

Scenic Eclipse
Scenic Eclipse foi o primeiro navio a chegar com passageiros

Na temporada 2025/2026, o litoral brasileiro também recebeu algumas paradas técnicas, com o National Geographic Explorer visitando Salvador no final de setembro, e o Roald Amundsen (HX Expeditions) fazendo uma parada em Fortaleza neste último sábado (18).

Também sem passageiros a bordo, ambos os navios realizaram abastecimento em águas brasileiras antes de seguir viagem para o sul.

Ainda que dezenas de navios de expedição passem pela região rumo a Antártica, apenas três irão realizar cruzeiros pelo litoral nacional na temporada 2025/2026.

O primeiro a chegar ao Brasil foi o Scenic Eclipse, que abriu a estação nacional no dia 6 de outubro, fazendo escalas em nove destinos brasileiros.

Na sequência, o Seabourn Venture atracou em Belém no dia 12 para iniciar seus roteiros pela Amazônia e litoral brasileiro. Já o SH Vega chegou à Amazônia nessa mesma semana, começando uma série de cruzeiros que passarão por diferentes regiões do país.

Segundo navio da temporada chega ao Brasil para cruzeiros pela Amazônia; veja detalhes

Temporada de cabotagem começa em breve

Essa intensa movimentação de navios de expedição e longo curso antecede o início da temporada de cabotagem, com foco no público brasileiro.

A estação será oficialmente aberta no próximo domingo, 26 de outubro, com a primeira viagem do MSC Preziosa partindo de Santos.

Faltam menos de 10 dias: temporada de cruzeiros no Brasil começa no dia 26 com o MSC Preziosa

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright