
Com a proximidade da temporada de cruzeiros na Antártica, a costa brasileira voltou a testemunhar nos últimos dias a passagem de diversos navios de expedição nas últimas semanas.
Assim como costuma ocorrer anualmente, embarcações especializadas de diferentes companhias passaram ao largo do litoral, sem passageiros a bordo e sem realizar escalas em portos nacionais.
A ‘fila’ de navios rumo ao sul

Entre os navios que passaram pela costa brasileira recentemente estão o Sea Spirit (Poseidon Expeditions), Ortelius (Oceanwide Expeditions), Greg Mortimer (Aurora Expeditions), Seaventure (66º Expeditions) e o Ocean Albatros (Albatros Expeditions).
A movimentação incluiu ainda o Ultramarine (Quark Expeditions), a dupla National Geographic Endurance e National Geographic Resolution (Lindblad Expeditions), além do World Traveller (da Mystic Cruises/Atlas Ocean Voyages).
Outros navios que também passaram pela costa brasileira são o Fram, da HX Expeditions, e o Silver Wind, da Silversea Cruises, além do novo Expedition, da G Adventures.
Navio de expedição híbrido, Roald Amundsen faz parada ‘surpresa’ em Fortaleza
Escalas técnicas e com passageiros

Na temporada 2025/2026, o litoral brasileiro também recebeu algumas paradas técnicas, com o National Geographic Explorer visitando Salvador no final de setembro, e o Roald Amundsen (HX Expeditions) fazendo uma parada em Fortaleza neste último sábado (18).
Também sem passageiros a bordo, ambos os navios realizaram abastecimento em águas brasileiras antes de seguir viagem para o sul.
Ainda que dezenas de navios de expedição passem pela região rumo a Antártica, apenas três irão realizar cruzeiros pelo litoral nacional na temporada 2025/2026.
O primeiro a chegar ao Brasil foi o Scenic Eclipse, que abriu a estação nacional no dia 6 de outubro, fazendo escalas em nove destinos brasileiros.
Na sequência, o Seabourn Venture atracou em Belém no dia 12 para iniciar seus roteiros pela Amazônia e litoral brasileiro. Já o SH Vega chegou à Amazônia nessa mesma semana, começando uma série de cruzeiros que passarão por diferentes regiões do país.
Segundo navio da temporada chega ao Brasil para cruzeiros pela Amazônia; veja detalhes
Temporada de cabotagem começa em breve
Essa intensa movimentação de navios de expedição e longo curso antecede o início da temporada de cabotagem, com foco no público brasileiro.
A estação será oficialmente aberta no próximo domingo, 26 de outubro, com a primeira viagem do MSC Preziosa partindo de Santos.
Faltam menos de 10 dias: temporada de cruzeiros no Brasil começa no dia 26 com o MSC Preziosa
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright