
Anunciado há alguns meses, o projeto do Litoral Plaza Port prevê a construção de um novo terminal de cruzeiros integrado a um shopping na cidade de Praia Grande, na Baixada Santista.
Idealizado pelo Grupo Peralta, o projeto prevê estrutura para dois navios de grande porte simultaneamente e capacidade para até 12 mil passageiros por escala.
Localizado a cerca de 15 quilômetros de distância do atual terminal de cruzeiros de Santos, o Concais, o projeto é parte de uma expansão do Litoral Plaza Shopping, que também incluirá um hotel e um centro de treinamento esportivo.
Avanços e autorizações

Em comunicado de imprensa, os responsáveis pelo Litoral Plaza Port informaram que o projeto segue avançando e teve atualizações concretas nas últimas semanas.
O terminal marítimo privado está agora em fase de licenciamento junto à CETESB, e já conta com sinal positivo da Capitania dos Portos e da ANTAQ, além de autorização já concedida pela União e pela Receita Federal.
Com investimento estimado em mais de R$ 1 bilhão e apoio do Fundo da Marinha Mercante – além de outros financiamentos, o projeto está sendo estruturado com um sócio operador especializado.
O Litoral Plaza Port também recebeu retorno favorável na consulta prévia ambiental e está atualmente na fase de elaboração do EIA/RIMA, além de seguir em processo de licenciamento junto à Capitania dos Portos.
De acordo com o Grupo Peralta, o terminal representa uma virada estratégica para a cidade de Praia Grande, conectando o setor portuário ao comércio, ao turismo e ao lazer de forma inédita no país.
Alternativa ao Porto de Santos, com conexão via VLT e embarque em shopping

O projeto do Litoral Plaza Port prevê um píer exclusivo para dois navios de grande porte, a ser construído na entrada da Baía de Santos.
A infraestrutura contará ainda com um túnel de cerca de 900 metros, ligando os berços diretamente ao interior do Litoral Plaza Shopping por meio de um VLT — um modelo inspirado em hubs turísticos internacionais.
A ideia é fazer com que os passageiros realizem o check-in dentro do centro de compras, sem precisar passar pela zona portuária tradicional.
“Queremos criar uma experiência que não dependa do ambiente industrial do Porto de Santos e oferecer uma alternativa e oportunidade ao turismo. É um terminal voltado 100% para o turismo de passageiros”, explicou Júlio Peralta, diretor executivo do Grupo Peralta e um dos idealizadores do projeto.
Hotel de bandeira internacional e outras atrações

Com o terminal e outras novidades, a ideia do Grupo Peralta é transformar o Litoral Plaza Shopping em um complexo multiúso que integre entretenimento, turismo e negócios.
Além do Litoral Plaza Port, o projeto inclui a chegada do primeiro Hard Rock Cafe da região, que já está em construção em frente ao shopping.
Outra novidade é o primeiro hotel Hampton by Hilton do litoral sul de SP, com 100 quartos e entrega prevista para 2026. O empreendimento terá operação conjunta com a NR Sports, empresa da família do jogador Neymar JR, que também desenvolverá um centro de treinamento ao lado do shopping.
O complexo esportivo terá estrutura de hospedagem para delegações e parte dedicada ao Santos Futebol Clube.
Outros projetos para cruzeiros no litoral de São Paulo
Além do Litoral Plaza Port, o litoral de São Paulo conta atualmente com outros três projetos para navios de cruzeiro. Em especial publicado recentemente, o Portal World Cruises detalha os empreendimentos, que incluem também novos terminais na Ponta da Praia e em São Sebastião. Confira:
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Grupo Peralta) / Imagens (©) Copyright Litoral Plaza Port