
O navio de expedição de luxo Scenic Eclipse II precisou da intervenção de um navio militar dos Estados Unidos após ter sua navegação interrompida pelo gelo na Antártica.
O incidente ocorreu no dia 17 de janeiro, durante uma expedição ao Mar de Ross, mas as imagens e detalhes foram divulgados apenas nesta semana pela guarda costeira norte-americana.
Segundo a revista People, que obteve acesso a vídeos da operação, a embarcação ficou presa em uma placa de gelo e solicitou apoio.
O USCGC Polar Star, único quebra-gelo pesado em atividade da Guarda Costeira dos EUA, foi deslocado para a ocorrência.
Nas imagens, o navio militar é visto circulando o navio de expedição para quebrar a camada congelada, abrindo um caminho seguro por onde o Scenic Eclipse II pode seguir.
A Guarda Costeira informou em nota que o navio australiano estava “cercado por gelo compacto” a cerca de oito milhas náuticas do Estreito de McMurdo.
A operação envolveu duas passagens próximas para liberar a embarcação, seguidas de uma escolta por quatro milhas até uma zona segura.
Leia também: “Boneco de neve na beira da piscina”: navio da MSC enfrenta inverno rigoroso na Europa e decks congelam
Champanhe no deck

Apesar das imagens mostrarem o navio imobilizado, a Scenic Luxury Cruises negou que a situação tenha envolvido risco.
Em comunicado oficial enviado à imprensa, a armadora afirmou que o navio “nunca precisou de serviços de resgate” e classificou a ação como uma medida de eficiência.
Segundo a empresa, o progresso da viagem estava “mais lento que o planejado” devido a mudanças no gelo compacto. A companhia disse que o comandante do navio, então, decidiu solicitar auxílio ao navio militar, que estava nas proximidades, de maneira “limpar a área em conjunto” e evitar um longo período de navegação em velocidade reduzida.
A Scenic destacou ainda que o momento foi tratado como um evento positivo a bordo. “Para os nossos hóspedes, a operação tornou-se um destaque memorável; champanhe foi servido no Deck de Observação para ver uma experiência única“, diz a nota.
O Capitão James Griffiths, Gerente Geral de Operações Oceânicas do Grupo Scenic, elogiou a “coordenação entre as duas embarcações” e afirmou que o episódio é um exemplo da cooperação prática existente nas regiões polares.
Coincidência de datas
Curiosamente, o resgate ocorreu exatamente no aniversário de 50 anos do USCGC Polar Star. Comissionado em 17 de janeiro de 1976, o navio militar estava na região para a Operação Deep Freeze, uma missão anual de reabastecimento das estações de pesquisa norte-americanas na Antártica.
O Scenic Eclipse II é gêmeo do Scenic Eclipse, navio que abriu a temporada 2025/2026 no Brasil, passando por diversos portos nacionais em outubro.
Após tour por 9 cidades, Scenic Eclipse encerra sua passagem pelo Brasil em São Francisco do Sul
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Revista People) / Imagens (©) Copyright Guarda Costeira dos EUA













