A Bahia registrou movimentação intensa de cruzeiros na reta final de 2025, de acordo com o governo do estado. Além dos navios regulares da temporada, o litoral baiano recebeu a visita do Hamburg, embarcação procedente da Alemanha que realizou escalas em Salvador e Ilhéus nesta semana.

A operação integrou uma sequência de paradas que somou três navios em 48 horas, resultando no desembarque de mais de 8 mil passageiros nas cidades baianas entre o domingo (28/12) e a segunda-feira (29/12).

Operado pela Plantours, o Hamburg atracou em Salvador no dia 28 trazendo a bordo 305 passageiros, majoritariamente alemães.

Após os roteiros em terra na capital — que incluíram visitas ao Pelourinho e Igreja do Bonfim —, a embarcação seguiu viagem para a Costa do Cacau. Em Ilhéus, onde o navio é visto nas fotos, os turistas desembarcaram para conhecer as atrações naturais da região.

Como noticiado pelo Portal World Cruises, o Hamburg realiza passagem pelo Brasil que também incluiu parada em Copacabana para queima de fogos. Veja detalhes:

Navio alemão fará 6 paradas no Brasil, incluindo escala para os fogos em Copacabana; veja roteiro

Gigantes da MSC

cruzeiros Bahia temporada 2026
MSC Seaview e MSC Armonia também estiveram em Salvador

Além do visitante alemão, a Bahia recebeu dois navios de grande porte da MSC Cruzeiros no mesmo período:

  • MSC Seaview: chegou a Salvador também no domingo (28/12) com 5 mil viajantes a bordo, realizando uma escala com pernoite no porto.
  • MSC Armonia: atracou na segunda-feira (29/12), movimentando aproximadamente 3 mil passageiros.

Segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a presença do navio alemão reflete a estratégia de descentralização dos destinos.

“A Setur-BA vem fazendo um trabalho constante para atrair cruzeiros para a Bahia, não só para Salvador, mas também para Ilhéus, Porto Seguro, Itacaré e outros destinos. A ideia é ampliar as rotas e receber desde grandes navios até cruzeiros de menor porte”, destacou o titular da pasta, Maurício Bacelar.

Números da temporada

cruzeiros Bahia temporada 2026
Navio da Plantours levou passageiros alemães à Bahia

Após a movimentação de Réveillon, o porto de Salvador tem a primeira escala de 2026 prevista para o dia 6 de janeiro, com o retorno do MSC Seaview.

A Setur-BA projeta que, até o encerramento da estação em abril, o estado receba cerca de 260 mil passageiros, com uma injeção estimada de 26 milhões de dólares na economia local.

Escalas de Navios de Cruzeiro no Porto de Salvador na temporada 2025/2026

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Governo da Bahia) / Imagens (©) Copyright CODEBA e Governo da Bahia