
Uma manobra incomum chamou a atenção na orla de Laguna, no litoral Sul de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira (29/12). Segundo informações reportadas pelo Jornal Razão, um navio de cruzeiro precisou desviar de sua rota e se aproximar da costa para realizar uma operação de desembarque de emergência.
A movimentação atípica na região dos Molhes, que não costuma receber navios do tipo, foi necessária para viabilizar a retirada segura de um hóspede.
Em imagens divulgadas pela Capitania dos Portos de Santa Catarina, o Portal World Cruises identificou o navio como sendo o Costa Diadema.
O navio da Costa Cruzeiros deixou o Porto de Santos neste domingo (28/12), realizando roteiro para a Argentina e Uruguai. A viagem de sete noites inclui escalas em Buenos Aires e Montevideo, além de Itajaí, e celebra o Ano Novo em alto-mar.
O desvio não deve alterar o roteiro original do Costa Diadema, que, neste momento, informa previsão de chegada na capital argentina para às 6h20 desta quarta-feira (31/12).
Do Prata aos fogos em Copacabana, veja os roteiros de Ano Novo dos 6 navios da temporada
Logística em terra
O Jornal Razão informou que a equipe de bordo do navio acionou um tender, uma embarcação auxiliar, para levar o paciente até a terra firme.
Com o navio a cerca de meia milha do canal de acesso ao porto da cidade, a operação suporte tático da embarcação Resgate 03, do Corpo de Bombeiros, que escoltou a lancha para garantir uma entrada segura em águas restritas.
Assim que a embarcação auxiliar atracou, uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) assumiu a ocorrência.
O passageiro foi transportado imediatamente para o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, localizado no centro do município, onde permanece sob cuidados médicos.
Protocolos de saúde

Ainda de acordo com o jornal catarinense, o desembarque foi motivado por uma suspeita de meningite, o que exigiu sua retirada imediata do ambiente confinado do navio para tratamento hospitalar.
As autoridades reforçaram que a operação seguiu protocolos rígidos de biossegurança, desenhados para proteger tanto o paciente quanto a população em terra durante o translado e o atendimento.
Em situação semelhante, o MSC Preziosa também realizou um desembarque emergencial nesta semana, fazendo escala não programada em Vitória para a evacuação.
Em desvio de itinerário, MSC Preziosa realiza parada não programada no litoral do Espírito Santo
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Jornal Razão/Capitania dos Portos de SC) / Imagens (©) Copyright Corpo de Bombeiros/Capitania dos Portos de SC













