
O Porto de Santos permanece fechado para navegação na madrugada desta terça-feira (20/1). Com a barra impraticável devido às condições meteorológicas, o MSC Sinfonia continua retido no cais, cerca de nove horas após seu horário de partida original.
Segundo informações da Praticagem de Santos, as manobras no complexo portuário estão suspensas desde às 11h30 de segunda-feira (19/1) e seguiam paralisadas até a publicação desta matéria, por volta das 2h do dia seguinte.
Realizando cruzeiro pelo litoral brasileiro, o navio da MSC Cruzeiros tinha partida originalmente prevista para às 17h. A manobra, no entanto, não pôde ser realizada. Dados do sistema de identificação automática (AIS) confirmam que o navio segue atracado no Armazém 25.
Apesar da indefinição sobre o horário exato da desatracação, o próprio sistema de navegação já exibe uma nova estimativa: pelo AIS, o MSC Sinfonia informa agora uma previsão de chegada em Ilhabela para às 7h desta terça-feira.
Entenda o caso
A embarcação chegou a Santos na manhã de segunda-feira (19/1), vinda de Itajaí. Apesar do mau tempo, a escala ocorreu normalmente, com operações de embarque, desembarque e trânsito realizadas no Terminal Concais.
Santos enfrenta condições climáticas adversas no começo desta semana por conta da chegada de uma frente fria.
De acordo com a Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista, partes da cidade registraram mais de 140 milímetros de precipitação na segunda-feira, além de ondas de até 2.2 metros de altura e rajadas de vento de 62 km/h.
Mau tempo fecha barra de Santos e atrasa saída do MSC Sinfonia nesta segunda
Impacto no roteiro

Apesar do atraso significativo da partida de Santos, por conta da pequena distância entre a cidade e Ilhabela – próximo destino a ser visitado pelo MSC Sinfonia.
Localizado a cerca de 100 quilômetros do porto, o balneário paulista deve receber o navio a partir das 8h. O navio da MSC Cruzeiros realiza um itinerário de sete noites que também conta com paradas em Ilha Grande, Búzios, Rio de Janeiro e Búzios.
Atrasos em janeiro
Esta é a segunda vez no mês que o clima afeta a operação do MSC Sinfonia em Santos. No último dia 5 de janeiro, a embarcação chegou ao porto com mais de 10 horas de atraso.
Na ocasião, a demora foi causada pelo mau tempo na região Sul, que obrigou o navio a estender sua permanência em Santa Catarina por segurança.
MSC Sinfonia parte de Itajaí e deve chegar a Santos com mais de 10h de atraso
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella













