
A oferta de bebidas a bordo dos navios da MSC Cruzeiros passa por atualizações significativas em 2025, com mudanças principalmente nos pacotes de bebida disponíveis.
O Portal World Cruises separou algumas das principais atualizações recentes, que incluem limite para bebidas alcoólicas nos pacotes, a extinção da opção de pacote intermediário e um novo projeto para eliminar garrafas plásticas de água a bordo.
Antes ilimitados, pacotes agora contam com teto de bebidas alcoólicas
Todos os pacotes de bebida da MSC Cruzeiros passaram a contar com um limite máximo para bebidas alcoólicas que podem ser consumidas em períodos de 24 horas. A mudança foi no começo do ano e passou a valer em abril.
Antes sem restrição, os pacotes agora permitem aos hóspedes consumir 15 bebidas alcoólicas por dia, com contagem que começa às 6h. Após atingir o limite, o hóspede poderá seguir consumindo se desejar, mas precisará pagar pelas bebidas individualmente.

Bebidas não alcoólicas, como cafés, sucos e refrigerantes, não foram incluídas no novo teto e podem ser consumidas à vontade, sem nenhuma limitação.
A mudança segue tendência também observada em companhias como a Carnival Cruise Line, que também traz um limite diário de 15 bebidas alcoólicas.
Outras marcas, como a Holland America Line e a Princess Cruises, oferecem aos passageiros tanto opções de pacote com teto de bebidas alcoólicas como alternativas ilimitadas.
Antes sem restrição, pacotes da MSC Cruzeiros passam a contar com limite de bebida alcoólicas
Opção intermediária, Easy Plus é descontinuado
Após limitar o número de bebidas alcoólicas incluídas, a MSC Cruzeiros também descontinuou sua opção de pacote de bebida intermediária, o Easy Plus.
Agora descontinuado, o pacote trazia seleção mais ampla de bebidas alcoólicas e não alcoólicas em comparação com a opção mais básica, o pacote Easy. O Easy Plus também incluía mais marcas de destilados e cervejas, além de bebidas do cardápio com preços de até €9 ou US$10.
A companhia disse que a mudança tem como objetivo “aprimorar a experiência dos hóspedes, tornando o processo de escolha mais simples e eficiente”.

A mudança também parece seguir tendências de mercado, já que boa parte das empresas costumam a oferecer apenas uma ou duas opções de pacotes que incluem bebidas alcoólicas.
Principal rival da MSC em águas brasileiras, a Costa Cruzeiros é uma das companhias que conta com apenas dois pacotes, o My Drinks e sua versão mais cara e completa, o My Drinks Plus.
Já grandes companhias internacionais como a Carnival Cruise Line e a Royal Caribbean International trazem apenas uma opção de pacote com bebidas alcoólicas.
MSC Cruzeiros atualiza oferta de pacotes de bebida all-inclusive, eliminando opção intermediária
Com fim de garrafas plásticas, água mineral será servida apenas em copos
A MSC Cruzeiros também pretende abolir as garrafas plásticas de água a bordo dos navios de sua frota com o novo programa “AQUA by MSC”.
O projeto piloto já foi implantado e elimina o plástico de uso único ao utilizar um novo sistema de filtragem de água elaborado em parceria com empresa do setor.
Para o hóspede com pacote de bebidas, a principal diferença está na maneira em que a água mineral passa a ser servida: os passageiros não terão mais a opção de consumir água em garrafas. Em vez disso, bares e lounges servirão água em copos, enquanto dispensers serão disponibilizados para reabastecimento de envases retornáveis.

A regra terá algumas exceções, como os restaurantes, que passarão a contar com garrafas de vidro. O mesmo acontece na área do Yacht Club e nos mini-bares.
A iniciativa “AQUA by MSC” estreou a bordo do MSC World Europa em julho. Ainda que tenha afirmado que o projeto irá para o restante da frota, um prazo para a extensão a outros navios não foi confirmado.
A mudança também segue tendência da indústria dos cruzeiros, que vem investindo em sustentabilidade para minimizar seu impacto ambiental.
A Norwegian Cruise Line, por exemplo, foi uma das primeiras companhias a abolir garrafas plásticas de uso único a bordo, eliminando-as de seus navios ainda em 2020. Diferentemente da MSC, no entanto, a companhia continuou oferecendo água mineral engarrafada a todos os seus passageiros através de uma parceria com a JUST Goods, empresa de Jaden Smith.
Em vez de utilizar garrafas plásticas tradicionais, a água mineral servida pela companhia vem em caixa de papelão com elementos plásticos à base de plantas que são 100% recicláveis e feitos com 82% de recursos renováveis.
Diversas companhias, como a árabe Aroya Cruises passaram a servir água exclusivamente em latas ou garrafas de vidro. O Portal World Cruises, inclusive, esteve a bordo do primeiro navio da empresa recentemente e conheceu a iniciativa que traz tanto garrafas retornáveis nas cabines como recicláveis em áreas públicas.
MSC Cruzeiros deixará de utilizar garrafas plásticas para água em sua frota
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella